Educação, Diversidade e Acessibilidade é o tema de evento da DAIN e Faculdade de Educação

O II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade, promovido pela Diretoria de Inclusão (DAIN) e Faculdade de Educação (FE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), teve a sua abertura na noite da quarta-feira (09/12), no auditório do Hotel VillaOeste, com apresentações culturais realizadas por pessoas com necessidade especiais. Segundo a Profa. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, esse evento tem o objetivo de continuar uma discussão sobre a acessibilidade como direito e respeito às pessoas com necessidades especiais.

A UERN tem desenvolvido um trabalho muito eficiente na área de acessibilidade e tornou-se referência no Estado. O evento tem oito grupos de trabalho na área da inclusão e acessibilidade, além de minicursos, sendo um de importância fundamental, já que se trata de uma discussão dentro da perspectiva da educação, sobre a Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que segundo a diretora da DAIN vem com algumas novidades, especialmente na área das barreiras atitudinais.

Segundo Ana Lúcia, os vários minicursos terão, também, temas como LIBRAS, Direitos Humanos, Por um ser humano sem limites, Inclusão dos alunos. Os grupos de trabalho escolheram eixos temáticos, como: Políticas de inclusão; Movimentos Sociais; Educação para a Diversidade e Inclusão; Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Assistência Social, Saúde e Diversidade; Ensino, Pesquisa e Extensão na Perspectiva da Educação Inclusão; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e Educação do Surdo e a Legislação de LIBRAS.

Para a profa. Ana Lúcia, foi possível a realização desse evento graças aos diversos parceiros que se somaram a DAIN e a Faculdade de Educação, como as várias associações de pessoas com necessidades especiais de Mossoró, poder público municipal, instituições como UFERSA, IFRN, OAB e FAPERN e o próprio Hotel VillaOeste.

Foto: Ivanaldo Xavier