Parceria com Canal Futura discute relação pobreza, educação e desigualdade

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta quinta-feira, 3, o Encontro de Implementação do Projeto Maleta Futura. O projeto é uma iniciativa do Canal Futura, que oferece acesso ao acervo mais recente e instigante de programas do Canal Futura e indicações de outras fontes audiovisuais, como curtas, filmes, documentários etc.

O projeto nasceu com o objetivo de aproximar seu conteúdo audiovisual da sociedade. A Maleta Futura consiste em um kit composto por uma seleção, em DVD, de programas do acervo recente do canal feita a partir de recortes temáticos, variando de acordo com a reflexão que se deseja estimular. Somam-se ao audiovisual: material impresso inédito, produzido junto a consultores externos; material temático de instituições parceiras; produtos lúdicos e educativos. Tudo isso é reunido em uma mala, customizada conforme o tema em questão.

Na UERN, está sendo implementada a Maleta “Por que Pobreza? Educação e Desigualdade”, que se propõe a contribuir para aprimorar as práticas pedagógicas e o enfrentamento das desigualdades na escola através do uso da Maleta e do fortalecimento da atuação em redes das diferentes instituições parceiras.

Fruto da parceria entre a organização Steps International, a BBC e 70 emissoras de diversos países, o projeto “Por que a pobreza? (Why Poverty)” busca mobilizar milhões de pessoas ao redor do mundo através do rádio, televisão, internet e encontros, ampliar as discussões sobre as desigualdades sociais e combatê-las.

De acordo com o mobilizador estadual do Canal Futura no Rio Grande do Norte, Regis Pereira, o trabalho será desenvolvido em dois anos, com encontros periódicos, de orientações e avaliação. Todos os Campi da UERN estão recebendo maletas para o desenvolvimento de atividades.