Encontro reúne memórias, saberes e tradição do homem do campo

Teve início nesta quarta-feira, 2, o II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas (ERNAB), que este ano discute – Povos do Campo: Memória, Saberes, Tradição. O evento é realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Colégio Diocesano Santa Luzia, e prossegue até a próxima sexta-feira 4, no Campus Central da UERN.

O ERNAB traz na sua essência a perspectiva de ouvir as narrativas de sujeitos do campo que possuem suas histórias de vida marcadas pelo cheiro da terra, a dor e a alegria do trabalho, pela força dos movimentos sociais, pelo sentimento, pela pertença e pela identidade campesina.

Este ano, o encontro apresenta o campo como uma teia de significados tecida por homens e mulheres comuns, como um lugar diverso, dinâmico, vivo, com conflitos e conquistas pelos direitos de seus povos.

O vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim, esteve presente à abertura e destacou a importância do evento. “Esse evento reúne conhecimentos que são específicos do homem do campo. Essas tradições, que não podem se perder, precisam ser preservadas. Daí a importância desse trabalho”, afirmou.

Dentro da programação do II ERNAB, acontece o lançamento do livro “Sujeitos e Memórias: a formação na pesquisa (auto) biográfica”, organizado pelas professoras Ana Lúcia Aguiar e Maria da Conceição Fernandes e pelo professor Alex Carlos Gadelha. O livro apresenta conceitos, teorias e metodologias da Pesquisa (Auto) Biográfica por meio das autobiografias dos seus 11 autores. “Consiste em uma leitura enriquecedora sobre diferentes contextos de vida, possibilitando reflexões e aprendizagens sobre temas como memórias de migrantes, movimentos sociais, inclusão social, vida no/do campo, inclusão digital, formação humana e docente, entre outros. Você vai gostar de ler, se emocionar, pensar e, sobretudo, se construir a partir dos sujeitos e memórias registradas no livro”, afirmou a professora Ana Lúcia Aguiar.

O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira (3), às 18h30, no Campus Central. O encontro conta com 230 inscritos, e ocorre a cada dois anos. A primeira edição abordou as narrativas dos homens do mar.