Professores da UERN coordenarão painel em evento internacional

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) irão coordenar conjuntamente um painel no ESADR 2016, que ocorrerá em Coimbra Portugal entre 7 e 9 de Setembro de 2016.

O ESADR congrega o VIII Congresso da Associação Portuguesa de Economia Agrária (APDEA) e o II Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, cujo tema é “Politicas Publicas para a Agricultura PÓS 2020″.

Os professores da UERN que estarão no evento integram o Grupo de pesquisa Desenvolvimento Regional: Agricultura e Petróleo. São eles: Emanoel Marcio Nunes, Marcia Regina Farias da Silva e Vinícius Claudino de Sá. Da UFSM estarão integrantes do Grupo de pesquisa Extensão Rural Aplicada (PPGExR): Nara Beatriz Chaves Alves e José Geraldo Wizniewsky. Eles estarão no painel “Políticas públicas: arranjos institucionais, pluralidade social e desenvolvimento territorial”.

O ESADR 2016 tem como objetivo pensar e repensar os caminhos da agricultura não só na União Europeia e em termos de Politica Agrícola Comum, mas no espaço mais amplo do mundo Lusófono, interligado intimamente do ponto vista cultural e econômico.
Trata-se de destacar os principais desafios e as principais questões políticas da agricultura e das zonas rurais, antecipando os problemas e propondo caminhos em termos de desafios econômicos, ambientais e territoriais no sentido de se adotar uma atitude proativa.

Além da APDEA, colaboram com o evento o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), o IIA (Instituto de Investigação Aplicado), o CERNAS (Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade), com o apoio da SOBER (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), do CEFAGE-UE (Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora) e do CETRAD (Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento).