Aluno de Administração, com deficiência visual, apresenta artigos contando suas experiências na Iniciação Científica

O graduando do 3º Período do Curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), José Bezerra Neto, irá apresentar o artigo “A Iniciação Científica como Prática de Reflexão Crítica no Ensino Superior: Construções e Superações”, no II Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas, que tem como orientadora a Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar. O evento será realizado no período de 02 a 04 de dezembro de 2015.

O artigo trata de sua experiência como discente da Iniciação Científica, considerando a importância da pesquisa e considerando o caminho para encontrar novos métodos de ensino, soluções de problemas que venham melhorar o ensino, inovando-o. “O objetivo da pesquisa é mostrar a importância da minha experiência de pesquisador discente, embora com uma limitação essa não me impediu de entrar no mundo da pesquisa. Utilizaremos a metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica para apresentar o percurso de um discente com deficiência visual e intelectual, narrando as histórias silenciadas que me levaram à superação dos desafios e das barreiras. Através das narrativas de vida, a trajetória do que fiz para entrar, continuar e concluir com autonomia e independência trouxe um espaço de (auto) reflexão e formação”, explica o autor.

Segundo o artigo, foi possível continuar, refletindo junto à comunidade acadêmica que o aluno com deficiência tem condição de participar do mundo científico como sujeito do processo de ensino e de aprendizagem. Esse aspecto busca incentivar a todos e todas alunos e alunas, com deficiência ou não, participar de pesquisa científica e assumir uma posição crítica do mundo em que vive.

Em janeiro de 2014 prestou vestibular na UERN através do sistema de cotas para pessoas com deficiência. Contou com o técnico LEDOR, um Transcritor, Prova Ampliada, uma sala especial para realização desse processo e tempo ampliado. Atingiu seu objetivo “Meu objetivo primeiro: a aprovação no processo seletivo”. Ainda afirma “Hoje sou universitário no Curso de Administração e sou acompanhado pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”.

A apresentação de José Bezerra será no dia 03/12, às 14h30, na Faculdade de Educação/UERN.

Educação, Diversidade e Acessibilidade – José Bezerra também vai apresentar um artigo científico no II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – uma questão de efetivação de direitos a ser realizado no período de 09 a 11 de dezembro de 2015, que tem como orientadora a Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

No dia 10 de dezembro, ele apresenta o artigo “História, Memória e Oralidade: construindo narrativas de saberes em lições de sala de aula”, que nasce da experiência de um aluno com deficiência visual e intelectual em suas vivências no Ensino Básico e a transição para o ensino superior.

José Bezerra também é bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como Projeto de Pesquisa “Histórias silenciadas: discentes com deficiência intelectual rompem barreiras do silêncio e contam histórias de inclusão”, coordenado pela Professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar.