Projeto Mães Primavera promove confraternização natalina

O Projeto “Mães Primavera”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que acolhe adolescentes grávidas, realiza na próxima quinta-feira (03/12), confraternização natalina na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), às 8h.

O projeto acolhe cerca de 60 jovens de 12 aos 19 anos de comunidades carentes de Mossoró e região e conta com médicos, residentes e doutorandos da UERN, além de nutricionistas e fisioterapeutas, numa parceria da UERN com a Universidade Potiguar (UnP).

As meninas que experimentam a maternidade precoce são acompanhadas durante todo o pré-natal, no parto e após o nascimento do bebê, numa nova fase de planejamento familiar. “Essas jovens recebem apoio multiprofissional humanizado, visando não só a assistência, mas a prevenção e promoção da saúde dessas meninas”, destaca a coordenadora do projeto, Isabelle Cantídio, acrescentando que a equipe também realiza ações educativas , trabalhos em grupo e atendimento individualizado..

Segundo a professora Isabelle Cantídio, como não há dados estatísticos sobre a gravidez na adolescência, a UERN pretende incluir pesquisa nesse sentido, dentro do projeto “Mães Primavera”.

O projeto existe há dois anos e é desenvolvido no laboratório da Faculdade de Ciências da Saúde, dentro do programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia. O pré-natal acontece às quintas-feiras, 7h, e o Planejamento Familiar, 13h, na segunda-feira.