Em uma reunião de quase 3 horas com a comunidade acadêmica do Campus de Natal, nesta terça-feira, 15,o reitor Pedro Fernandes, deu novas informações sobre obras e as negociações salariais com o governo do Estado. Disse que a gestão continua trabalhando para conseguir a liberação dos recursos do Pro-Investe, financiamento do governo do Estado junto ao Banco do Brasil (BB), para a retomada da construção do Campus. São R$ 6,2 milhões, dos quais, R$ 4,5 milhões são para o Campus da capital e a outra parte para o de Caicó.
“Não temos data, ainda. Mas, estamos atualizando o cronograma conforme foi solicitado pelo governo”, completou o assessor de obras, Osmídio Dantas, adiantando que existe uma expectativa para que os recursos sejam liberados ainda este mês. O prazo de conclusão da obra que está paralisada desde 2009 é de 12 meses. ” Até lá continuaremos acompanhando o trâmite do processo”, reforça Pedro Fernandes, recordando que todas as etapas burocráticas, a partir do licenciamento ambiental, foram cumpridas pela Universidade.
Quando à greve que já dura mais de 100 dias, Pedro Fernandes explicou que assim como os Sindicatos dos Professores (ADUERN) e Técnicos Administerativos (SINTAUERN), a reitoria continua aguardando resposta do governo, relatando que a planilha comprovando a redução de despesas para a reposição de 12,035% já foi apresentada ao governador Robinson Faria; gabinete civil; controladoria e procuradoria do Estado, além de órgãos de controle como Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público (MP).
A reunião foi proposta pelos estudantes. Eles manifestaram preocupação com a demora na retomada das obras do Campus e solução para o fim da paralisação. Participaram das discussões, o vice-reitor Aldo Gondim; as diretoras Ana Dantas (Campus de Natal); Irene Van Den Berg ( Complexo Cultural), Pró-reitores Fátima Raquel Rosado de Morais ( Planejamento), Iata Anderson ( Administração), o assessor de obras, Osmídio Dantas, e o diretor da Faculdade de Ciencias Economicas (FACEM), Zezineto Mendes.
UERN e governo estão reunidos no começo da tarde desta quarta-feira, novamente, discutindo a liberação do Pro-Investe.