A diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Profa Dra Ana Lúcia Aguiar, está em Natal participando de curso de Capacitação sobre Técnicas de Orientação e Mobilidade (OM) para Pessoas com Deficiência Visual.
A docente que desenvolve pesquisas com discentes com Deficiência Visual na UERN está acompanhada de Sheila Maria Candida dos Santos, Ledora da DAIN, e João Zacarias de Souza Neto, Técnico do Sistema Braille da DAIN. “A Capacitação de Técnicos Especializados da DAIN/UERN é uma das propostas que está no seu Plano Estratégico de Ação, a saber, Formação Continuada”, frisa a profesora.
A Diretora da DAIN, Ana Lúcia Aguiar ressalta que “o curso de Orientação e Mobilidade (OM) é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual no que diz respeito à inserção, com autonomia e independência de locomoção em todas as dimensões da vida social, pois permite a participação, interação e domínio próprio, bem como uma comunicação mais fluente e interativa com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania. Diante da relevância da participação no referido curso, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas contribuirá para a construção e consolidação da cidadania de pessoas cegas rumo a expansão de uma universidade inclusiva”.
O curso tem a finalidfade de oferecer capacitação e formação básica em Orientação e Mobilidade (OM), numa perspectiva inclusiva e transversal, entendendo as técnicas de orientação e mobilidade como requisitos fundamentais para a educação, habilitação e reabilitação integral da criança, jovem, adulto e idoso com deficiência visual.
O treinamento é ministrado pela professora Maria Cecília Lara Toledo, 52 anos. Profissional de Educação Física, Especialista em Orientação e Mobilidade de Pessoas com Deficiência Visual. Ela trabalha nessa área há 27 anos em São Paulo, inicialmente na Fundação Dorina Nowill e desde 2001 trabalha junto às organizações de profissionais e Governo Federal na capacitação de professores na área da Orientação e Mobilidade. “A locomoção da pessoa com Deficiência Visual começa a partir do desenvolvimento e percepção do ambiente. Desta forma, ele poderá obter informações satisfatórias e seguras para se movimentar em qualquer lugar seja em Natal ou em Tóquio”, explica.
O curso começou na segunda-feira, 31 de agosto, e termina em 4 de setembro, sempre das 8h às 18h. O certificado será de 40 horas.