Aula inaugural dá início à Especialização em Gestão de Pessoas

A aula inaugural do curso de Especialização em Gestão de Pessoas foi realizada, na manhã desta quinta-feira (2), no miniauditório da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). O curso é resultado da assinatura de convênio entre a EGRN e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento contou com a presença da diretora-geral da EGRN, Socorro Ferreira, do pró-reitor de Administração da UERN, Iata Anderson Fernandes, representando o reitor da Universidade, e do professor e chefe do Departamento de Administração, Demétrio Marques.

O conferencista do dia foi o professor Mestre Vagner Miranda de Carvalho, que tem especialização em Gestão Empresarial e Mestrado em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Universidade Potiguar (UnP).

Abrindo a cerimônia, a diretora da Escola de Governo, Socorro Ferreira, deu as boas-vindas aos estudantes/servidores e falou sobre a importância da capacitação para a melhoria da gestão pública. “É sempre bom receber novas turmas. Nós, como servidores, precisamos nos capacitar, pois independente dos gestores, os servidores são quem dão sequência aos serviços e projetos. Quanto mais aprendemos, mais nos renovamos. Espero que vocês aproveitem a oportunidade de aprender e continuarem se renovando”, disse.

O Pró-Reitor de Administração da UERN, Iata Anderson Fernandes, também falou sobre a importância da capacitação. “É uma grande alegria estar presente neste momento. Vocês estão tendo algo que não existia no Brasil até pouco tempo atrás: a oportunidade de se capacitar. Não existe uma boa gestão sem servidores qualificados”.

Logo em seguida, o conferencista deu início à sua apresentação com o tema “Gestão de Pessoas no Serviço Público”. Ele começou falando sobre a principal diferença entre o gestor público e o gestor do setor privado. “No serviço público, é preciso seguir um conjunto rigoroso de regras que muitas vezes são mais abertas no setor privado. No serviço público, nada pode ser feito sem que esteja na lei. Já no privado, tudo pode ser feito, exceto se for fora da lei. Esta burocracia é para ser uma coisa positiva, mas muitas vezes acaba travando os serviços. Precisamos saber lidar com ela de forma positiva”.

Vagner Miranda mostrou ainda diversos dados sobre questões referentes ao serviço público e os principais fatores que devem ser trabalhados pelo bom gestor. “O principal motivo de desmotivação dentro de qualquer emprego é a falta de oportunidade de crescimento profissional. Devemos, como gestores, nos preocupar com a carreira do servidor. Temos que presar por profissionais qualificados, que queiram trabalhar no serviço público”, explicou.

Para o conferencista, o principal desafio do gestor é conseguir inovar dentro do serviço público. “O gestor tem que inovar, quebrar alguns paradigmas, trazer a agilidade do setor privado para o serviço público, mesmo com a burocracia que é necessária, mas não pode ser motivo de estagnação dos serviços”, concluiu.

A Especialização terá aulas quinzenais, sempre nas sextas-feiras e aos sábados, na sede da EGRN. A turma é composta por 45 alunos. O curso completo tem 12 disciplinas e duração de dois anos.