A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) solicitou, oficialmente, aos dois principais candidatos ao governo do Estado compromissos com a instituição. O reitor Pedro Fernandes entregou um documento contendo 9 pontos de reivindicações.
A Universidade quer que, se eleito governador, Henrique Alves ou Robinson Faria, se comprometa com questões envolvendo desde a autonomia financeira até a realização de concurso público para professores e técnicos administrativos.
O documento solicita ainda o empenho do governador na concessão de recursos de Custeio e Investimentos com percentual de 6% mensais, cada, da folha de pagamento, nos próximos 4 anos; recursos para contrapartida de convênios federais; encaminhamento à Assembleia Legislativa do Projeto de Lei regulamentando o Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS) dos técnicos administrativos; apoio para a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e para a criação do Campus Avançado de Apodi.
A UERN espera que o próximo governo também possa garantir a construção do Hospital Materno-Infantil, com recursos do RN Sustentável, além de apoiar a construção da Pista de Atletismo, com recursos do Ministério dos Esportes.
O primeiro a assinar a carta-compromisso foi Henrique Alves que destacou a disposição de se empenhar para atender as questões apontadas pela Universidade. “A UERN leva conhecimento e desenvolvimento a todo o Estado e por entender assim é que já incluímos a Instituição no nosso programa de governo”, reforçou.
O candidato Robinson Faria também chancelou o documento da UERN, concordando que a instituição é fundamental na formação profissional e desenvolvimento regional. “Meu compromisso é fortalecer a UERN”, afirmou.
As candidatas ao Senado da República, Wilma de Faria e Fátima Bezerra, se comprometeram destinar emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) e defender outros projetos de interesse da Instituição no Parlamento.
“Foi um dia marcante para a nossa UERN”, conceituou o reitor Pedro Fernandes, acrescentando: “O mais importante é que quando conseguimos a agenda, convidamos os segmentos, que prontamente atenderam”.
A entrega do documento foi acompanhada pelos professores Valdomiro Morais e João Freire, presidente e vice da Associação dos Docentes (ADUERN); Rita de Cássia Negreiros, presidente do Sindicatos dos Técnicos Administrativos; e Lidiane Samara, presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE. Eles foram convidados pelo reitor Pedro Fernandes para todas as audiências.
O vice-reitor Aldo Gondim; a Chefe de Gabinete, Fátima Raquel Rosado de Morais e Cybelle Albuquerque, assessora de convênios, também participaram das reuniões: o deputado Fernando Mineiro (candidato a reeleição) e Adriano Gadelha, candidato nas eleições de 5 de outubro, que renovaram apoio através de emendas orçamentárias.