Em menos de um mês da celebração do convênio para atendimento ambulatorial, através do Sistema Único de Saúde, e instalação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), na Faculdade de Medicina, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Prefeitura de Mossoró já estão planejando reforçar a parceria para melhorar os serviços de saúde no município. Entendimentos neste sentido foram mantidos, na quinta-feira, 19, feriado de Corpus Christi.
O reitor Pedro Fernandes recebeu em seu gabinete, os secretários de Saúde, Leodise Maria Dantas Soares Cruz, e Galttieri Ferreira Tavares, Desenvolvimento Urbano. Eles manifestaram interesse em promover mudanças no acesso à Faculdade de Medicina para facilitar o atendimento da população.
Não há, ainda, projeto elaborado, mas tanto o município quanto a Universidade entendem que é preciso fazer algumas alterações na entrada principal da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). Durante a audiência, o reitor informou que está tramitando no governo do Estado, um projeto de doação de um terreno da Emater para ampliação dos ambulatórios da UERN. A lei do Executivo deve ser encaminhada ao Legislativo, nos próximos dias.
Com a legalização do espaço, a UERN poderá ampliar o atendimento dos serviços, dando suporte ao sistema de saúde municipal. “É muito bom saber que a Prefeitura está pensando em ampliar esse convênio porque sabe da capacidade da nossa Universidade para uma área que exige sempre investimentos, como a saúde”, completou o reitor Pedro Fernandes.
O diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Fausto Pierdoná, participou da reunião com os secretários municipais.