O Curso de Extensão de Ledor, projeto ofertado por semestre com carga horária de 60 horas, iniciou nesta quinta-feira, 29 de maio, sua primeira turma com um total de 30 alunos. As aulas estão sendo ministradas no auditório do Departamento de Música no Campus Central.
O curso está inserido nas ações da Diretoria de Apoio à Inclusão- DAIN, tendo como público-alvo estudantes, professores, técnicos administrativos, gestores e demais profissionais da sociedade civil como ferramenta de acessibilidades à leitura e à escrita.
De acordo com a DAIN, cinco professores do Campus de Patu fazem parte da turma e se deslocarão semanalmente para ampliar seu crescimento profissional e formação continuada, possibilitando a ampliação do atendimento aos discentes com deficiência visual naquele Campus.
A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN, fez a abertura da aula inaugural com palavras de entusiasmo, convocando a todos para ampliação das discussões relativas à Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: “No crescimento da UERN, considerando os esforços ampliados e busca da consolidação do que se coloca ao educador como Formação Humana e Desenvolvimento Profissional dos Docentes, bem como os debates sobre Educação, Diversidade, Acessibilidade, Equidade e efetivação de direito”, afirmou Ana Lúcia.
A DAIN acrescenta que elaborou a proposta do curso com conteúdos fundamentais sobre técnicas de leitura, com o objetivo de despertar em cada aluno inscrito o desejo de conhecer, a vontade de aprender e a capacidade de compreender um novo jeito, de conviver com pessoas com deficiência visual.
O Curso de Ledor – A atividade de extensão tem caráter sistemático para formação de recursos humanos e prima seus esforços na busca da qualidade do atendimento de estudantes com deficiência visual. O curso é fundamental para atuação junto à pessoa com deficiência visual, pois permite uma comunicação mais fluente com a pessoa cega e sua inclusão em todas as esferas do exercício de cidadania.