A administração central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se transferiu nesta terça-feira, 15, para Natal para recepcionar os novos alunos da instituição na abertura do semestre letivo 2014.1. No Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA), o Reitor Pedro Fernandes, o Vice-Reitor, Aldo Gondim, pró-reitores e diretores apresentaram programas e projetos de assistência estudantil que estão sendo executados e o planejamento da nova gestão.
O evento segue o modelo inaugurado ontem, no Campus Central, em Mossoró. Os estudantes foram orientados sobre projetos de iniciação científica, bolsas de estágio e outros benefícios, além do conhecimento geral sobre a UERN.
A diretora do Campus de Natal, Ana Dantas, considerou o evento especial, dizendo que os estudantes estão sendo acolhidos, conhecendo detalhes da instituição. “Aproveitem o que a Universidade tem de melhor”, aconselhou a professora, ressaltando que a expectativa da UERN em relação aos novos estudantes é de participação ativa.
O Reitor Pedro Fernandes destacou que os alunos estão sendo preparados para o mercado de trabalho e por isso, as atividades fora de sala de aula são muito importantes na formação discente.
Ele lembrou a parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). “Aqui em Natal conseguimos bolsas de estágio de Ciências de Computação no TJRN, em um projeto pioneiro. Também estamos trabalhando junto à Secretaria de Administração do Estado para a liberação das bolsas de estágio para todos os cursos, asseguradas em convênio da Universidade com o Governo do Estado”, reforçou.
Na conversa com os novos alunos, o Reitor informou sobre a retomada das obras do Campus Avançado, na Zona Norte. “Conversamos com Marcelo Toscano, da Secretaria de Meio Ambiente Urbano (SEMURB), pedindo pressa na liberação da licença ambiental”, adiantou, explicando que os recursos já estão assegurados.
Inclusão – No primeiro semestre letivo da gestão Pedro Fernandes/Aldo Gondim, a UERN teve cota para pessoas com necessidades especiais. Foram 132 vagas, no Processo Seletivo Vocacionado (PSV), representando 5% das vagas ofertadas pela instituição, cumprindo lei aprovada pela Assembleia Legislativa.
Nas boas vindas em Natal, entre os novatos estava Karolina Tavares de Sousa, aprovada em Ciência da Computação. Com atrofia cerebelar que dificulta a mobilidade e causa baixa visão, a nova acadêmica vai frequentar o curso sempre acompanhada de um familiar.
Auxiliada pela irmã, Karolina ingressou na UERN com sorte. Ganhou um kit preparado pelo Departamento de Assistência Estudantil (DAE), entregue pela diretora Ana Dantas.