Reitor recepciona novos professores da UERN

O Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto recepcionou os novos professores convocados para assumir vagas após a aprovação no concurso público de 2010.

Estiveram presentes: Alyssandra Maria Lima Rodrigues (convocada para lecionar na Faculdade de Ciências da Saúde – FACS), Leila Maria Araújo Tabosa (da Faculdade de Letras e Artes – FALA) e a representante de Tereza Sandra Loiola Vasconcelos (do Departamento de Geografia do Campus de Pau dos Ferros).

Participaram do encontro a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Lúcia Musmee, e o Chefe de Gabinete Adjunto, Péricles Amorim.

Na apresentação, o Reitor falou da satisfação de receber novos professores concursados. “Nós entendemos esse momento como importante porque todos aqui são norte-rio-grandenses e sabemos das dificuldades para a convocação de concursados. Quando assumimos buscamos saber quais os concursos vigentes e muitos de vocês talvez tivessem perdido a esperança de serem convocados”, acrescentou.

O Reitor também apresentou o trabalho de capacitação docente. Ele citou os mestrados e doutorados interinstitucionais. “A UERN hoje tem uma política de capacitação de servidores. A dos docentes está bem mais consolidada. Queremos chegar ao final do ano com 300 doutores. Tenho certeza de que a grande maioria foi formada pela casa”, destacou.

Ao falar das condições da UERN, o Reitor lembrou que o foco é na capacitação dos servidores, citando que para isso, a estrutura física ficou em segundo plano. “Nos últimos dez anos o foco da Universidade foi investir em pessoas e hoje já temos os resultados. As pessoas admiram como conseguimos segurar tantos doutores”, acrescentou.

O Reitor ainda aconselhou aos novos professores que procurem conhecer a instituição e conhecer como ela funciona.

Ex-aluna e servidora administrativa, Alyssandra Maria Lima Rodrigues, disse que o sentimento de assumir a docência é de muita alegria, principalmente porque havia uma expectativa de convocação dos concursados.

A colega recém-convocada Leila Maria Araújo Tabosa (da Faculdade de Letras e Artes – FALA) também falou da satisfação de estar voltando à UERN, agora como professora-titular.

Professora substituta na FALA, Leila Maria elogiou o trabalho da Diretoria de Assistência e Inclusão (DAIN). “O sistema da DAIN não é assistencialista, mas de inclusão”, afirmou.

Texto: Bruno Emanoel Pinto Barreto Cirilo