O documentário sobre a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN), produzido pelos estudantes do curso de Comunicação Social da Uern, habilitação em Jornalismo, do 7º período, será lançado no dia 1º de Maio, na “Noite do Trabalhador”. O evento será realizado na sede da entidade em Mossoró, às 19h.
O documentário “A ADUERN somos nós” foi produzido dentro da disciplina Agência Experimental em Jornalismo, ministrada pela professora Márcia Pinto, que coordenou o trabalho.
“Contar a história de uma entidade formada por tantas pessoas deu bastante trabalho. Para isso, fizemos um levantamento histórico e conversamos com os envolvidos nessa história. Destaco o trabalho dos alunos que se envolveram em um universo que não é deles. Por esse ser um momento tão importante, convidamos toda a comunidade acadêmica para prestigiá-lo”, conta a docente.
Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, o documentário é um testemunho e uma narrativa das lutas da categoria docente da Uern ao longo dos 31 anos de existência da entidade. “Com certeza, servirá de reflexão para a importância da valorização e preservação da memória histórica do movimento sindical dos professores da Universidade. Por ser um momento tão especial, convidamos todos os sindicalizados para participarem deste evento”, afirma o professor.
A programação da “Noite do Trabalhador” terá início às 19h com a inauguração da Galeria dos Ex-Presidentes. Às 19h30, haverá o lançamento do documentário. Já às 20h, será realizada a III Noite de Queijos e Vinhos, com música ao vivo de Elizabeth Freitas.
Texto: Talita Lucena (Jornalista – DRT 1551-JP/RN)
Assessora da ADUERN