MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UERN TEM SUA AULA INAUGURAL

Na segunda-feira (29) foi realizada a aula inaugural do Mestrado em Educação, da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN). O evento contou com a presença do professor da Universidade do Porto (Portugal), José Alberto Correia, que ministrou a aula inaugural realizada no auditório da Faculdade de Medicina.

Ele falou sobre a importância do estudo sobre o contexto local na educação, que é uma das temáticas do mestrado da UERN. José Alberto Correia citou o contexto Europeu construído em oposição às questões locais e que nos últimos anos teve essa tendência revertida. “A Educação não pode ser pensada apenas como estrutura de disposições sociais, mas também como produtora de relações sociais. Considerar o local como sistema de relações sociais onde se encontram as contradições do mundo capitalista e, por isso, se concentram as alternativas para romper com a atual definição imobilista do local”, destacou.

Antes o Reitor Milton Marques de Medeiros falou sobre o avanço da UERN em ganhar um Mestrado em Educação. “Esse curso é tão importante que a universidade se sente gratificada. A partir de hoje não precisaremos enfrentar a distância para se fazer um Mestrado em Educação. Esse não é um instante simples, mas um capítulo importante  da história de nosso município, de nossa universidade”, frisou.

A coordenadora do Mestrado em Educação, professora Drª Arilene Soares de Medeiros pediu empenho de professores e alunos para a consolidação do mestrado. “Não podemos vacilar porque precisamos de muita cautela e esforço. Precisamos de muita dedicação dos alunos que devem priorizar os trabalhos individuais e coletivos”, frisou.A diretora da Faculdade de Educação, Maria Auxiliadora Alves da Costa, disse que hoje estava realizando um sonho acalentado desde 2001, quando o curso de pedagogia ganhou os primeiros doutores. “O nosso curso se diferencia dos demais que existem no Brasil pelas suas linhas de pesquisa”,  acrescentou.

O Mestrado em Educação da UERN tem duas linhas de pesquisa: “Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente” e “Política e Gestão da Educação”.