COMISSÃO DO VIII FESTUERN VISITA ESCOLAS EM AREIA BRANCA

Um pequeno trecho do que pretendem apresentar, caso sejam selecionados para o Festuern. É o que os grupos universitários e de escolas encenam quando são visitados pela comissão do festival. Desde o dia 21 e junho os candidatos a participar do maior festival de teatro do Rio Grande do Norte recebem a comissão que percorre os 13 municípios onde se localizam os grupos interessados em entrar na disputa.

Nesta sexta-feira (01/07) foi a vez de Areia Branca receber a comissão do Festuern. No município do litoral potiguar estão inscritas as escolas estaduais Silvério Soares e Cônego Ismar.

Um trio de professores e artistas faz uma análise do espetáculo que os alunos esperam apresentar. Além de verificar se o trabalho está adequado à proposta do festival, a visita também tem finalidade pedagógica. O coordenador da equipe artística do Festuern, Nonato Santos, que é um dos integrantes da equipe, fez muitas sugestões para os atores e produtores do grupo de teatro Ethos, da escola Cônego Ismar em Areia Branca.

São 20 integrantes que ensaiam o espetáculo intitulado “Às avessas”. Trata-se de um texto de autoria do próprio diretor do grupo, Giorgino Nobre. Todas as cenas se passam no ambiente familiar. O cenário não poderia ser diferente: a sala da casa da mulher que sonha com a fama de ser uma atriz famosa. Para homenagear o cinema, que é a arte lembrada nesta edição do festival, escolheram partes de filmes como “E o vento Levou” e “Dirty Dancing”.

As visitas da Comissão do Festuern estão marcadas para ocorrer até o dia 8 de julho. Clique AQUI para saber mais sobre o festival.

Texto: Marco Escobar
Professor do Departamento de Comunicação da UERN