A primeira turma formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) cola grau no próximo dia 12 de maio, às 19h, no Salão Seridó, do Hotel VillaOeste. A turma pioneira é formada por 24 alunos.
Para consagrar esse momento, na sexta-feira, dia 6 de maio, no Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), a governadora Rosalba Ciarlini – chanceler da UERN – durante Ato Solene assinou o Decreto homologando o reconhecimento do curso de Medicina da UERN pelo Conselho Estadual de Educação.
O reitor Milton Marques de Medeiros, junto com o diretor da FACS professor Antonio Leite e os alunos do curso de Medicina, professores, pró-reitores, servidores técnicos administrativos da UERN e autoridades políticas recepcionaram a governadora.
Atualmente, o curso de Medicina possui 156 alunos divididos em seis turmas. A cada ano, a UERN seleciona 26 estudantes para o curso, com reserva de metade das vagas para os alunos que estudaram integralmente em escolas da rede pública de ensino.
O curso de Medicina da UERN tem por objetivo a formação do médico generalista, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para promover a saúde, prevenir e tratar a doença, reabilitar a incapacidade e estar voltado para os princípios da transdisciplinaridade: conviver, conhecer, fazer e ser.
Os estudantes do curso de Medicina atuam em oito campos de estágio em Mossoró, além dos alunos que realizam estágios em hospitais de Natal, Fortaleza e Brasília. Os estudantes contam com quatro laboratórios de Anatomia, Fisiologia, Histologia e Bioquímica equipados para auxiliar as aulas práticas.
Ambulatórios – Um dos campos de estágio para os estudantes de Medicina, a partir do 9º período, é nos ambulatórios da FACS/UERN. Funcionando de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h às 11h e 13h às 17h, os ambulatórios prestam atendimentos nas áreas de Psiquiatria, Reumatologia, Dermatologia, Pré-natal, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Pediatria.
Desde sua implantação já foram prestados mais de 4.750 atendimentos. Só nesse ano de 2011 foram 539 atendimentos a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A média é de 12 atendimentos diários. As consultas são diferenciadas, realizadas por um professor com o acompanhamento dos alunos estagiários. Os casos são investigados e analisados minuciosamente, algumas consultas chegam a durar uma hora e meia.
Residência Médica – Outra conquista do curso de Medicina é sua Residência Médica.Para fixar os médicos na cidade, a UERN implantou em março o curso de Residência Médica. Os alunos da primeira turma de Medicina não puderam participar da seleção devido aos prazos. A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, uma parceria com a Prefeitura de Mossoró, oferta de 9 vagas. O objetivo do programa é formar um profissional apto a atuar no Sistema Único de Saúde, principalmente da Estratégia de Saúde da Família.
DINTER– Fruto da parceria entre a UERN e a UFRN, o Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Saúde (DINTER) é outra importante conquista. As aulas acontecem na Faculdade de Ciências da Saúde possibilitando que professores da UERN possam fazer o doutorado na própria Universidade. O programa DINTER foi instituído pela Portaria CAPES – DAV n° 067, de 14 de setembro de 2005, e tem como objetivo viabilizar a formação de doutores fora dos grandes centros de ensino e pesquisa, assegurando o padrão de qualidade requerido desse nível de formação.
A UERN, como Instituição Sediadora, tem sido responsável pela maior parte das atividades relativas ao desenvolvimento do programa DINTER, garantido uma infraestrutura de ensino e pesquisa e apoio administrativo do curso. O Curso é oferecido por um programa com doutorado devidamente aprovado pela CAPES e reconhecido pelo CNE/MEC. Nesta edição, o programa está capacitando, em nível de doutorado, um grupo de 17 docentes efetivos da UERN distribuídos em pelo menos quatro cursos da saúde e de três campi.
Mais informações:
3315-2248 – FACS/UERN