PRORHAE HOMENAGEIA DIA DA MULHER

A PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS – PRORHAE
08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A PRORHAE convida a todo(as) a fazerem uma reflexão no dia 08 de Março, pois hoje propaga-se a idéia de que a mulher já conquistou todos os espaços, na verdade o século XX foi demarcado por mudanças profundas na sua situação, a luta do movimento feminista colocou na agenda do poder público e no debate da sociedade o processo de opressão/subordinação das mulheres, mas isso não significou transformações substantivas nas relações sociais de gênero ou seja a sociedade patriarcal ainda determina uma forte discriminação do gênero feminino. E uma grave espressão do poder patriarcal e a mais perversa é a violência contra a mulher.   

Por isso acreditamos que o 08 de Março deve ser o momento, não apenas de homenagem as mulheres, mas principalmente, deve ser demarcado como data fundamental para fortalecer a luta por relações de gênero igualitárias, onde a diferença entre masculino e o feminino não seja social e sim, apenas, biológica. Lutas que se expressam pela conquista de uma vida com liberdade, segurança, sem pobreza, sem violência, com dignidade e com igualdade entre homens e mulheres.

Dessa forma convidamos todas (os) a participarem das comemorações do 08 de março promovidas pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir – NEM/FASSO/UERN.

Mulheres
Pablo Neruda

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.

PROGRAMAÇÃO

07/03/2007- 19h- DEBATE SOBRE A LEI MARIA DA PENHA – NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A MULHER – LOCAL: AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA NEY PONTES

08/03/2007- 16h às 20h – I ACAMPAMENTO FEMINISTA DE MOSSORÓ- ATO PÚBLICO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS DE GRUPOS DE DANÇA, TEATRO E MÚSICA. – LOCAL: PRAÇA DA CATEDRAL