Já estão abertas as inscrições para minicursos na V Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros (SELLP). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Letras/Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros, das 8h às 11h30min e das 19h20min às 21h30min, ou através do e-mail v_sellp@yahoo.com .br. Neste último caso, o interessado deve preencher a ficha de inscrição na qual marcará os minicursos escolhidos em 1ª opção, 2ª e 3ª opções, scanear o comprovante de pagamento e enviá-lo para o endereço de e-mail. A taxa é de R$ 10,00 para inscrição em um minicurso e R$ 5,00 para inscrição a partir do segundo minicurso
.
V SELLP – V SEMANA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS
De 28/11(terça-feira) a 01/12 (sexta-feira)
RELAÇÃO DOS MINICURSOS
Nº TEMA MINISTRANTE EMENTA HORÁRIO
01 Gulliver’s Travels: dialogismo, carnavalização e sátira menipéia
Prof. Mestrando Evaldo Gondim dos Santos
O romance dialógico; as categorias da cosmovisão carnavalesca; a síncrese e anácrise no diálogo socrático; a
sátira menipéia ou luciânica; Gulliver’s Travels
Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15
02 O uso do texto literário na sala de aula de língua materna
Prof. Ms. José Vilian Mangueira; Profª Ms. Maria Aparecida da Costa G. Ferreira e Profª Drª Maria Edileuza da Costa
Proporcionar aos alunos teoria e prática para o estudo do texto literário na sala de aula
Quarta-feira :19 às 22:00 e Quinta 19:00 às 20:20
03 Oficina de leitura em Língua Inglesa
Prof Esp.Claudionol Nunes
Correa O conceito de leitura. O processo "TOP DOWN". O processo "BOTTON UP". As pistas extralingüísticas para a compreensão leitora.
Sexta-feira: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
04 Elaboração de Projetos de Pesquisa
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza
Produção do conhecimento e pesquisa científica; subsídios
teórico-metodológicos para a elaboração de projetos de pesquisa
Quarta: 8:00 às 9:20, das14:00 às 15:30 e das 19:00 às 20:20
05 Uma introdução à Lingüística de Corpus
Prof. Ms. Nilson Roberto Barros da Silva
Uma visão geral da Lingüística de Corpus; a construção do
corpus; o programa Word Smith Tools.
Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
06 Produção textual
Prof. Ms. Lidiane de Morais Diógenes
Socialização e linguagem: a linguagem como instrumento de interpretação e decodificação das relações sociais; funções da linguagem; coesão e coerência textuais;
produção e reescritura de textos.
Quinta: 8:00 às 09:20 14:00 às 17:15
07 Materiais representacionais e o ensino de Língua Inglesa
Prof. Esp. Francisco Marcos de Oliveira Luz
Uma exposição sobre o papel do material representacional no ensino de Língua Inglesa
Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20
08 Sthepen Hawking, humor e multimodalidade
Profª Drª Maria Medianeira de Souza
Análise do humor através da multimodalidade na escrita de Sthepen Hawking
Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15
09 Fonética e Fonologia da Língua Inglesa
Prof. Esp. Marcos Antônio da Silva
Introdução à fonética e fonologia da Língua Inglesa: sons vocálicos e consonantais.
Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20
10 Crenças no ensino-aprendizagem de línguas
Prof. Esp. Marcos Nonato de Oliveira
A pesquisa sobre creças no processo de ensino-aprendizagem de línguas. O conceito de crenças, os métodos e instrumentos de investigação.
Quarta, Quinta e Sexta: 8:00 às 9:20
11 Modernidade e modernização: por uma poética da cidade
Prof. Ms. Roniê Rodrigues da Silva
Estudo da modernidade e da modernização pelo signo
da cidade. As imagens, os valores e os paradoxos do espaço urbano escolhido como ícone dos tempos modernos
Terça: 14:00 às 17:15 e Quarta: 14:00 às 15:30
12 Oficina de teatro
Profª Esp. Margarete Solange P. C. de Morais
Iniciação teatral: exercícios de voz, concentração e expressão corporal. Atividades práticas. Leitura e encenação de pequenos textos
Quarta: 14:00 às 15:30 e Quinta: 14:00 às 17:15
13 As artes visuais contemporâneas como fenômeno educativo
Profª Ms. Sanzia Pinheiro Barbosa (FUNCARTE/ FACEX-RN)
As artes visuais como construtora de cognição. Breve histórico da arte contemporânea. As ações, intervenções e performances como interdições de fluxos cognitivos, éticos e comportamentais. Alguns signos da arte contemporânea. Nomadismo, interatividade, hibridismo, permeabilidade, incompletude, inacabamento… As artes visuais contemporânea como fenômeno educativo
Quarta: 19:00 às 22:00, Quinta: 19:00 às 20:20
14 Planejamento de aula: crenças e implicações pedagógicas
Antônia Nilciene da Silva e Stênio Pinheiro Rodrigues (Bolsistas de IC do DL-CAMEAM)
Estudo sobre o valor do planejamento de aula no contexto de ensino-aprendizagem de línguas. Crenças e implicações para o bom desenvolvimento das aulas. Como elaborar um plano de aula. Refletir sobre a condição de ser professor na escola pública.
Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
15 Literatura popular enfocando narrativas orais: conto e folheto de cordel
Profª Drª Maria Nilza Barbosa (CEFET-PB) e Profª Ms. Ione dos Santos Severo Formiga
Introdução ao estudo da literatura popular a partir das
diferentes abordagens da narrativa, tendo em vista o folheto de cordel e o conto oral.
Terça: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 15:30.Quarta: 8:00 às 09:20 e 14:00 às 15:30
16 Estratégias de Leitura e suas múltiplas possibilidades de efetivação nas diversas disciplinas do currículo escolar
Profª. Francisca Maria de Souza Ramos Lopes e Profª Ariane Aparecida de Oliveira (UERN)
O minicurso parte do princípio de que a leitura deve ser uma atividade de destaque em todas as áreas do conhecimento humano. Assim sendo, visa a refletir sobre a importância do ato de ler, tendo como foco, estratégias de elitura que podem ser usadas antes, durante e após o trabalho com gêneros textuais variados em sala de aula.
Quinta: 14:00 às 17:15 e Sexta: 8:00 às 9:20
17 Introduction to feminist and post-colonial studies
Profª Daise Lílian Fonseca Dias (UFCG)
The course aims to present some key concepts,
strategies and approaches of the feminist and pot-colonial theories.
Terça e Quinta: 14:00 às 17h:15 e Quarta e sexta 14:00 às 15:30
18 Da Charge à canção Popular: estudos em análise do discurso
TNS Iza Maria Pereira e Profª. Rosa Leite Costa
Estudo das noções introdutórias da Análise do Discurso de Linha Francesa; termos pivôs na AD (FD, FI, CPs). Análise de canções de Chico Buarque de Holanda e de Charges. Quarta: 19:00 às 22 e Quinta: 19:00 às 20:20
19 Tradução audiovisual
Profª Drª. Vera Lúcia Santiago Araújo (UECE)
Oficina de procedimentos tradutórios das principais modalidades de tradução audiovisuais (TAV): legendagem, dublagem, voice-over, interpretação para TV e audiodescrição.
Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às 20:20 e Sexta:
9:30 às 11:30.
20 José Lins do Rêgo e a geração de 30
Manoel Guilherme de Freitas
O caráter social na obra: "menino de engenho" de José Lins do Rêgo, como representativa da geração de 30.
Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 8:00 às 11:30
21 Os gêneros textuais nas aulas de língua materna: um enfoque no trabalho com a leitura
Profª Esp. Maura Cavalcante Moraes de Sá, Profª. Dalva Teixeira da Silva Penha e Maria Edneide de F. Carvalho
Concepções de linguagem e ensino de leitura. Os gêneros textuais nas aulas de leitura
Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
22 Gêneros textuais e ensino: propostas teórico-metodológicas para orientar o trabalho com a produção de textos
Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, Rosângela Alves dos Santos; Rosa Leite da Costa e Elissandra da Silva.
Considerações teóricas acerca dos gêneros textuais. Os objetivos e as metodologias do ensino de produção de textos. Encaminhamentos teórico-metodológicos para a orientação no trabalho com a produção de textos no Ensino Fundamental e Médio.
Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15
23 Literatura e ensino: propostas teórico-metodológicas acerca dos gêneros literários
Profª Drª Maria Edileuza da Costa, Marília Maia Saraiva,
Lucineide da Silva Carneiro e José Carlos Redson.
Considerações gerais acerca dos gêneros literários: definição, objetivos e propostas teórico-metodológicas para o trabalho com gêneros em sala de aula do Ensino fundamental e Médio.
Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
24 (Re) Pensando a produção textual nas aulas de língua materna
Evandro Gonçalves Leite e Júlia Lidiane Lima de A. Queiroz
A produção escrita no ensino de língua materna. A discursividade e a textualidade na produção textual. A prática escolar de produção e de avaliação/correção de
textos escritos: contribuições da Lingüística.
Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
25 Redação Oficial: um estudo dos gêneros do domínio discursivo interpessoal
Lucélio Dantas de Aquino e Sebastião Fabiano de Q. Souza
Noções de texto, discurso e gênero. Clareza, objetividade e concisão na produção de textos. Gêneros do discurso interpessoal: comunicações oficiais
Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta : 8:00 às 9:20
26 Um passeio pela vida e obra de Nietzsche
Rafael Campos Belizário
Aspectos de sua vida. Primeiros escritos. A abordagem da moral. Vida e vontade de potência. Além-homem. A crítica da massificação e filiteísmo cultural. Crítica da metafísica. Deturpação de suas idéias e indevida associação ao nazismo.
Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
27 A função do texto escrito na Escola: relação teoria-prática
Ana Paula Lopes e José Jilsemar da Silva
Linguagem e interação. Concepção de escrita. Gêneros discursivos. Produção de textos escolares e sua funcionalidade.
Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
28 Do Romantismo de M. A. de Almeida ao Realismo de Machado de Assis nas Obras Memórias de Um sargento de Milícias e Dom Casmurro.
Francisco das Chagas Alves da Silva e Francisco das Chagas S. Costa.
Estudo das obras literárias a partir do desenvolvimento e consolidação de estratégias de leituras e compreensão das Obras Literárias bem como o agenciamento de leituras críticas como vistas a revelar a especificidade de cada uma delas.
Quinta: 8:00 às 9:20 e das 14:00 às 17:15
29 Sob o signo de Eros: leituras do erotismo na literatura brasileira
Maria de Fátima de Queiroz e Francisco Edson Gonçalves Leite
Conceito de erotismo; a relação entre erotismo e pornografia; um passeio pelo erótico na tradição literária brasileira: do romantismo a contemporaneidade; estudo de
textos.
Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
30 A construção da personagem nas histórias infantis: dos contos de fadas à literatura contemporânea
Elissandra da Silva e Paula Carmem do Nascimento Silva
Relação entre o leitor e a ficção. Origem, estrutura e
característica estilístico-estruturais da literatura infantil. Análise de algumas personagens da literatura infantil e sua relação com o leitor
Sexta: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
31 O professor de línguas: crenças sobre como ser um bom profissional
Carlos Rodrigo Viana Galdino e Maria Eliane de F. Silva
Características de um bom professor de línguas. Estudo sobre as crenças existentes acerca de como deve ser um bom profissional da educação.
Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta:8:00 às 11:30.
32 O terror Oriental à luz do estruturalismo
Smally Galvão Moreira
Pretende-se discutir análises de elementos pós-estruturalistas em construções cinematográficas asiáticas, tomando por base duas produções recentes e representativas desse gênero
Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
33 Nísia floresta: a pioneira injustiçada
Fernando Lopes de Lima e Janaína Silva Alves
Dentro de uma perspectiva sócio-cultural, abordaremos a
figura de Nísia Floresta enquanto pensadora revolucionária e estigmatizada pelo seu ideal à frente do tempo em que viveu.
Quarta: 19:00 às 22:00 e Quinta: 19:00 às 20:20
34 Preenchendo os espaços: o papel do leitor na construção de sentidos em "Vidas Secas"
Maria Bevenuta Sales de Andrade
Estudo sobre o papel do leitor na construção de sentidos da obra "Vidas Secas", tendo como base os pressupostos da estética da recepção e teoria literária
Quinta: 8:00 às 9:20 e 14:00 às 17:15
35 Cultura popular: abordagem teórica e condições de produção no contexto atual
Antônia Vaneça da Silva e Keutre Gládia da Conceição Soares
Conceitos e tipos de abordagens em torno da Cultura popular, enfatizando o contexto de produção das manifestações populares na sociedade de hoje.
Terça: 8:00 às 11:30 e 14:00 às 15:30
36 A literatura na perspectiva platônica
Prof. Dr. Andrey Pereira de Oliveira (UFCG)
Reflexões sobre as concepções de Platão acerca da literatura. Leitura crítica e comparativa entre os diálogos "Íon" e "A República". Pontos de discussão: contexto filosófico clássico, natureza da poesia, alegoria da
caverna, poesia e educação, mimese, inspiração, etc.
Terça:8:00 às 11:30 e 14:00 às 17:15
37 English Morphology and Derivational Aspects
José Edelberto Costa Filho e Tiago Martins da Cunha
Estudo dos aspectos morfológicos dos constituintes oracionais da Língua Inglesa e sua dependência com outros aspectos lingüísticos.
Quinta: 14:00 às 17:15 Sexta:14:00 às 15:30.
38 A presença do icônico na linguagem japonesa e a brevidade da poesia Haikai
Profª Drª. Laura Tey Iwakami e Tatiane de Aguiar Sousa
O panorama semiótico de C.S.Peirce e a qualidade do icônico. Oriente (Japão) e Ocidente. Linguagem e Cultura Japonesa – o signo dos sentidos. A poesia Haikai – histórico, conceito, produções. O caráter icônico do Haikai.
Oficina de Hakai.
Terça: 8:00 às 11:30. Quarta e Quinta 8:00 às 9:20.
39 As teorias de tradução e a atividade tradutória
Lucyana do Amaral Brilhante e Tatiane de Aguiar Sousa
Aspectos teóricos gerais de tradução. Reflexo das teorias de tradução nas atividades tradutórias. Tradução audiovisual (legendagem), tradução intersemiótica e tradução literária
(poesia).
Quarta: 8:00 às 9:20, Quinta: 8:00 às 9:20 e Sexta: 9:30 às 11:30
40 Introdução à lexicograia didática: o uso do dicionário em sala de aula.
Antônio Luciano Pontes, Edna Maria Vasconcelos M. Araújo e Glauber Lima Moreira.
Apresentação dos aspectos teóricos e metodológicos da
Lexicografia Didática e suas aplicações no ensino de línguas. Análise de dicionários escolares e prpostas de atividades com o uso desses dicionários em sala de aula.
Terça: 8:00 às 11:30, 14:00 às 17:15 e Quarta: 8:00 às 9:20
41 A literatura em trânsito para o cinema.
Agnes Bessa Silva Feitosa e Beatriz Furtado Alencar Lima.
O minicurso A literatura em trânsito para o cinema tem como objetivo apresentar algumas relações estabelecidas entre a Literatura e o Cinema, entendendo esta relação como uma tradução intersemiótica, ou seja, uma tradução na qual temos a passagem de textos do sistema verbal para sistemas não-verbais. Para compreender e apreender
melhor esta relção. Que tem sido alvo de vários estudos e de várias críticas desde o surgimento do Cinema, trabalharemos com algumas linhas dos estudos de Tradução e dos estudos literários e cinematográficos.
Terça: 14:00 às 17:15 Quarta: 14:00 às 15:30
42 Libras x Língua Portuguesa: Estudos Lingüísticos
Aline Nunes de Sousa
Este curso aborda aspectos das Línguas de sinais e da estrutura das Libras, bem como sua relevância no ensino de português (L2) para surdos. Além disso, apresenta características gerais da Comunidade Surda: sua história, cultura e identidade.
Terça: 8:00 às 11:30, Quinta: 14:00 às 17:15 e Sexta: 8:00 às 11:30
43 O uso do computador como recurso no ensino de línguas
Maria Áurea Albuquerque Sousa
Contribuições e usos do computador como ferramenta no
ensino de LM/LE. O letramento eletrônico de professores e alunos: os gêneros digitais; aspectos da compreensão leitora na tela; pesquisas na área; desafios metodológicos para o professor.
Quarta: 19:00 às 22:00, e Quinta: 19:00 às 20:20
44 Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos
Simone Cabral Marinho dos Santos, Raimunda Queiroz Rêgo e Maria Genaína Sátiro da Silva.
A educação em direitos humanos como um direito fundamental e seus princípios. A LDB (1994/96) e os princípios da educação em direitos humanos. Metodologia e formação do (a) educador (a) em educação em direitos
humanos.
Quinta: 9:30 às 11:30 e 14:00 às 17:15.
45 Estudos de Letramento
Profª. Ms. Maria Eliete de Queiroz
Letramento: a escrita e a leitura como práticas sociais. Gêneros discursivos e ensino de Lìngua materna.
Terça: 8:00 às 11:30 e Quarta: 8:00 às 9:20
46 Leitura, escrita e processos de aprendizagem na alfabetização
Profª Tercília Maria Batalha
Leitura /escrita e capacidades de aprendizagem e do ensino da alfabetização
Terça: 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:15
Faça o download da ficha de inscrição no endereço: www.uern.br/eventos/sellp
Informações: fones 351- 2560 e 351- 3909 ou e-mail v_sellp@yahoo.com.br.
Agecom/UERN
Edilson Damasceno
3315 2115