Épocas de crise trazem muitas incertezas, mas também oportunidades. A atual pandemia de COVID-19 tem afetado o comércio em todo o mundo, fechando empresas e deixando vários empresários em alerta. Em contrapartida, é justamente nesse período em que muitas pessoas estão se reinventando e enxergando na crise a oportunidade de abrir novos negócios.
Talvez agora você esteja pensando: “ah, mas empreender não é para mim!”. Bom, quem assistiu ao webinário “Todos podem empreender: passos, oportunidades e tendências”, desta sexta-feira, 17, não está mais pensando assim. E se você perdeu, segue o texto até o final para ver que realmente todos são capazes de empreender.
No evento virtual desta tarde, de uma forma clara e didática, os professores Dr. Vinicius Claudino, chefe do Setor de Incubadoras da UERN, Me. José Orlando, do Departamento de Administração, e Me. Frank da Silva Felisardo, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), deram um passo a passo do que é preciso para abrir o seu próprio negócio. Mesmo em tempo de isolamento social.
Primeiramente, é necessário compreender que há dois tipos de empreendedores: por necessidade e por oportunidade. É preciso entender qual tipo de empreendedor você é, e qual a sua motivação para empreender. Frank Felisardo informa que seja qual for o seu perfil, a primeira coisa que irá precisar é de planejamento.
“Hoje, 40% das empresas morrem antes de dois anos, pois o empreendedor assumiu um risco sem ser calculado. Não é interessante empreender e depois ter que voltar atrás. Por isso, é importante ter planejamento, ter estratégia, calcular os riscos daquele negócio”, orienta Felisardo.
O professor José Orlando destaca que para empreender é preciso ter iniciativa, para colocar a sua ideia em prática; ter conhecimentos dos riscos financeiros, psicológicos e sociais do negócio e aprender com fracassos; e ter habilidades em gestão e administração. “Não é preciso necessariamente ser formado em administração, mas é preciso ter conhecimento de gestão”, declara.
Frank Felisardo complementa que é recomendável o futuro empreendedor procurar ler sobre administração, ver cursos online, se informar. “Hoje temos ferramentas de gestão que dão a possibilidade de empreender de forma mais tranquila”, afirma. Também é interessante manter por perto pessoas que tenham a habilidade de gerir ou que tenham vasto conhecimento na área do seu negócio, ou seja, trazer talentos para perto de si. Para ele, buscar competências é determinante para o sucesso de negócio.
O professor elenca que para empreender é preciso entender o cenário que as pessoas vivem; desenvolver habilidades e competências para assumir o risco do negócio e analisar o negócio no futuro.
Durante o webinário, Vinicius Claudino detalhou um passo a passo das habilidades que o aspirante a empreendedor deve desenvolver. E que você pode conferir na imagem abaixo. Ele ressaltou ainda que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dispõe de vários setores que visam auxiliar o futuro empreendedor na sua nova empreitada, como o Departamento de Inovação e Empreendedorismo, as Incubadoras de Empresa, as Empresas Júnior e ações em parceria com outras entidades. Para solicitar apoio basta entrar em contato com o Departamento de Inovação e Empreendedorismo através do e-mail die@uern.br.
O webinário desta sexta-feira faz parte do projeto Uern Ciência, desenvolvido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg/Uern) em parceria com a Assessoria de Governança da Informação e Transparência, UERN TV, e AGECOM/UERN.
Caso queria assistir o vídeo na íntegra para se convencer de que você pode empreender, o material está disponível no canal do youtube da Uern TV.
⇒ Perguntas fundamentais para quem quer empreender
– Qual o problema que você pretende resolver?
– Quais os seus potenciais?
– Se veja no cenário?
– Quem tem interesse no seu negócio?
– Esse negócio dá dinheiro?