Vice-coordenadora nacional do Programa Multicêntrico em Bioquímica visita a UERN

A vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, Profª. Drª. Maria Júlia Manso Alves, da Universidade de São Paulo (USP), visitou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o objetivo de conversar com os alunos integrantes do programa de pós-graduação da UERN sobre o nível da pesquisa em que eles se encontram. “Eles expuseram o nivel de pesquisa que eles estão, quais os resultados que eles obtiveram até agora, onde eles pretendem chegar no futuro. Discutimos de maneira geral o que esses resultados podem gerar através de publicação”, explicou a vice-coordenadora, que afirmou também que ficou impressionada com os resultados obtidos pelos alunos da UERN, que considera muito bons. 

Durante a visita, ela esteve acompanhada da Profª. Drª. Selma Jerônimo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A discussão foi extremamente rica no sentido de ter contribuído para a análise dos resultados e o que se pretende dentro do programa, como também verificar o entusiasmo dos alunos quanto ao programa. 

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Prof. Dr. João Maria Soares, a visita das professoras mostra a importância que a instituição está tendo dentro do programa de pós-graduação, que é nacional. “Um dos objetivos desse programa é criar uma massa de docentes capazes de elaborar suas próprias propostas de pós-graduação, e segundo a vice-coordenadora do projeto nacional, que já veio aqui duas vezes em um ano, estamos nos saindo muito bem. Acredito que em alguns anos a UERN tenha sua própria prosposta de pós-graduação nessa área”, avaliou o pró-reitor.  

O reitor Pedro Fernandes recebeu a visita das professoras, acompanhadas pelo pró-reitor João Maria e pelo coordenador local do programa, Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira. “Somos uma instituição recente no que diz respeito à pesquisa institucionalizada, mas estamos dando importantes passos para seu crescimento. Há oito anos não tinhamos nenhum aluno em mestrado e aproximadamente 1000 em especializações. Hoje, temos 600 em mestrado e 600 em especializações, que hoje seguem alguns critérios para serem criadas, de acordo com a demanda da nossa região. Mas ainda necessitamos de mais investimentos”, afirmou o reitor. 

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores competentes dispersos geograficamente em instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas Instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas Instituições Nucleadoras). Com isso, pretende-se estabelecer uma rede de instituições públicas para estimular a criação de novos grupos de pesquisa, a formação de mestres e doutores em Bioquímica e Biologia Molecular, e em longo prazo, a criação de novos programas de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular nas Instituições Associadas.

O programa conta com nove instituições associadas: UERN, IFRJ, UDESC, UFAL, UFBA, UFPR, UFMS, UFSJ e UEA. Na UERN, o programa possui 4 alunos em doutorado e 4 em mestrado.