“Ó Santa Luzia/Pedi a Jesus/Que sempre nos dê/Dos olhos a luz…”. Entoando o hino de Santa Luzia, milhares de fiéis acompanharam, dentro de seus veículos e em pequenos grupos (resguardado o distanciamento social), a chegada da imagem da virgem de Siracusa ao Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) para a programação de encerramento da festa da padroeira de Mossoró.
A tradicional procissão de Santa Luzia não foi possível ocorrer esse ano devido à pandemia de COVID 19. Mas nem por isso, a programação de encerramento da festa religiosa foi menos bonita ou menos emocionante. Ao longo do domingo, foram realizados uma série de eventos no qual a imagem da Santa percorreu vários bairros de Mossoró. A programação culminou com a Carreata da Luz, cuja concentração dos carros ocorreu no Campus Central.
“É prazer para nós, que fazemos a UERN, recebermos Santa Luzia e sua carreata. O ano de 2020 não foi um ano fácil e ainda está sendo difícil, diante de tantas incertezas, mas sabemos que Santa Luzia é a santa da Luz. Que ela possa trazer a iluminação, a fé, a força e a esperança de que dias melhores possam vir”, destacou a reitoria em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais.
A governadora Fátima Bezerra também destacou a importância de manter a fé e a esperança para superar as dificuldades impostas pela pandemia. A prefeita Rosalba Ciarlini ressaltou que a festa de Santa Luzia tem um significado diferente. “Temos vivendo um ano de muitas dificuldades, muita angústia e incertezas, mesmo assim a festa de Santa Luzia se reinventou para que pudéssemos hoje estar aqui. Festejar Santa Luzia é agradecer e acender as luzes da esperança em dias melhores”, frisa.
O bispo diocesano Dom Mariano Manzana afirmou que a festa de Santa Luzia 2020 é uma nova festa, uma nova emoção. Segundo ele, a fé celebrada durante os festejos da padroeira dos mossoroenses é um estímulo para renovar a esperança de tempos novos e melhores para cada cidadão.
Uma equipe da Universidade esteve no local fazendo a organização dos veículos, por setores, de acordo com a ordem de chegada, a fim de evitar aglomerações e facilitar a saída da carreata. A imagem da Santa percorreu vários bairros da cidade, acompanhada por uma carreata com mais de 13 quilômetros de extensão. Os fiéis seguiram até a Catedral de Santa Luzia, onde a festa de 2020 será encerrada com a Benção da Luz.