O Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, e o vice-reitor Aldo Gondim, recebem na próxima segunda-feira (22), representantes do o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UERN) para discutir algumas reivindicações, como o restaurante universitário, participação dos estudantes na Bienal da UNE, no Rio de Janeiro, e da realização do CONEUERN, em Mossoró.
Os estudantes acamparam na sede da Reitoria de forma pacífica e realizaram uma programação cultural. Durante reunião na Sala dos Conselhos, a Presidente do DCE, Lidiane Samara, orientou os estudantes a suspenderem o movimento. Com isso, foi agendada uma reunião com o reitor Pedro Fernandes, na próxima segunda-feira (22).
O Reitor Pedro Fernandes explicou aos estudantes sobre possíveis dificuldades que pode enfrentar para atender as reivindicações em sua totalidade, isto devido à transição no Governo do Estado, quando surge indefinição de quandoserá aberto o orçamento para custear despesas. Apesar das dificuldades pontuadas, o reitor Pedro Fernandes vai reunir sua equipe neste final de semana, para ver a possibilidade de atendimento das reivindicações.
Segundo Pedro Fernandes, a Universidade tem o maior interesse em sediar o encontro dos estudantes em Mossoró, o CONEUERN. Sobre a licitação de uma empresa para fornecer alimentação ao custo de R$ 3,00, o Reitor afirmou que pode estudar essa possibilidade, porém, será difícil encontrar uma empresa para participar do processo licitatório.
Ainda sobre a questão do restaurante, o reitor disse que já vem discutindo três possibilidades para resolver esta questão. A primeira seria a Bolsa de Assistência Estudantil, no valor de R$ 300,00, que contempla alimentação; a segunda, seria o Restaurante Popular, que já é uma realidade em Mossoró, e em outros municípios de abrangência da UERN, exceto em Patu, e a outra foi a adesão ao ENEM/SISU que tem recursos voltados para a assistência estudantil. “ São ações claras que já estão sendo encaminhadas, mas que podem não ser implementadas em 2015, mas a questão das bolsas, sim. E para 2016, já poder contar com a questão da alimentação resolvida”, informa Pedro Fernandes.
Quanto à questão do ônibus da UERN, o reitor explicou que é um assunto que já vem dialogando. O veículo está reservado para a data prevista. Pedro Fernandes destacou que estes encontros com os estudantes têm se repetido em sua administração e será mantido sempre com a Reitoria e as Pró-Reitoria com o DCE, que é a entidade legítima que representa o segmento dos estudantes. “Essas conversas com os estudantes sempre existiram com reuniões marcadas e informal através da internet e por telefone”, lembrou.