O Departamento de Letras Estrangeiras, da Faculdade de Letras e Artes (DLE/FALA), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu mais dois professores norte-americanos, dentro do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a fundação Fulbright. Os visitantes foram recepcionados nesta quarta-feira, 19, em reunião realizada na FALA.
Os ETAs Margaret Anderson, de Minneapolis (EUA), e Esteban Camarena, de Tucson (EUA), foram recebidos pela diretora da FALA, Hubeônia Morais; o titular da Diretoria de Internacionalização (DAINT), Pedro Adrião, a chefe do DLE/FALA, Iara Maria Carneiro; o coordenador-geral do Programa, Jorge Carvalho, e representantes da FALA. Os visitantes participarão das atividades do departamento até novembro.
Para Jorge Carvalho, o projeto tem proporcionado aos estudantes de Letras, com Habilitação em Inglês, bem como a comunidade acadêmica da UERN em geral, a oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento na língua inglesa.
“O projeto tem mostrado um impacto positivo nos nossos estudantes, sobretudo por oportunizar novas situações de uso da língua inglesa. Nesta terceira edição, esperamos consolidar o trabalho positivo que vem sendo desenvolvido desde 2018, com a oferta de minicursos, clubes de conversação, oficinas e debates em inglês para aprendizes de diferentes níveis”, declara o coordenador.
Coordenador adjunto do Programa, Clerton Barbosa avalia o trabalho dos professores assistentes americanos como extremamente positivos tanto para o corpo discente quanto o docente. “Os alunos sentem-se motivados pela presença de nativos de outros países, fato que propicia intensa troca de experiências, tanto linguísticas quanto culturais. Por sua vez, os professores apreciam a possibilidade de convidá-los para participação em suas aulas, gerando debates e maior participação dos alunos”, frisa.