A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Programa Juventude em Foco (UERN/PROEXT), realizará no período de 31 de agosto a 02 de setembro, em Mossoró/RN, o I Congresso Juventude, Cidadania e Políticas Públicas e II Seminário Juventude e Direitos em Rede.
Os eventos têm como objetivo reunir jovens, coletivos sociais e políticos, pesquisadores e a sociedade em geral, para construir debates acerca das políticas públicas para a juventude, que visa, além da inclusão, a emancipação dos (as) jovens e a criação de espaços de participação para que possam influenciar efetivamente os processos decisórios.
Elegeu-se o Estatuto da Juventude como tema estruturante do evento. “Isso porque, diante da conjuntura política nacional atual, em que encaramos pautas conservadoras e perdas de direitos sociais, acha-se de suma importância debater o conteúdo referente aos direitos que precisam ser tramitados pelos governos do nosso país”, assinala a professora e coordenadora, Dra. Ana Maria Morais (foto ao lado), na Circular do evento.
O Estatuto da Juventude, que foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, após quase dez anos em tramitação, é considerado como um documento que representa um novo marco para a consolidação da Política Nacional de Juventude como uma política de Estado.
A discussão das temáticas se dará por meio de conferências, mesas redondas, GDs, minicursos, oficinas e a Tenda dos Movimentos Sociais Juvenis, que serão facilitados em torno de 11 eixos temáticos, relacionados ao estatuto da juventude.
Eixos temáticos:
Direito à Diversidade e à Igualdade
Direito ao Desporto e ao Lazer
Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão
Direito à Cultura
Direito ao Território e à Mobilidade
Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça
Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil
Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda
Direito à Saúde
Direito à Educação
Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente
Veja: CIRCULAR