A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta terça-feira, 8, a Colação de Grau Extraordinária de quatro estudantes do Campus Central. Na solenidade, presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, colaram grau os estudantes Érika Alcântara Gondim, do curso de Letras, habilitação Língua Inglesa; Kim Farias Baggio Nicola e Luiz Marcos Silva Lima, do curso de Música e Adivan Carlos de Oliveira do curso de Física.
Érika Alcântara Gondim e Luiz Marcos Silva Lima solicitaram a antecipação da colação de grau para poderem assumir vaga no concurso da Prefeitura Municipal de Russas. Kim Farias Baggio Nicola também foi aprovado em um concurso público. “Fui convocado para a seleção do Governo do Estado para Mossoró. Estou muito feliz em sair da faculdade já com um emprego estável”, comemora Kim Farias.
O concluinte Adivan Carlos de Oliveira foi aprovado na Programa de Pós-graduação em Física (PPGF) da UERN, e por isso solicitou a colação de grau extraordinária. Natural de Apodi, Adivan Carlos de Oliveira se emocionou ao receber o diploma ao relembrar toda a sua trajetória até chegar a este momento.
“Passei os quatro anos da faculdade morando na Casa do Estudante. Foi muito difícil, mas consegui ser aprovado em um mestrado antes mesmo de concluir o curso. Agradeço a UERN e a todos que me ajudaram nessa caminhada. Hoje tenho a certeza que vale a pena acreditar no que se quer”, declara, enfatizando que o projeto agora é seguir na carreira acadêmica.
A Pró-reitora Adjunta de Ensino e Graduação, a professora Francisca de Fátima Araújo Oliveira, destacou que além da formação técnica, a UERN tem uma preocupação com a formação ética, filosófica, política e social de seus alunos. “A cada colação de grau, temos o sentimento gratificante de estar cumprindo a nossa missão”, declara.
O reitor Pedro Fernandes enfatiza que apesar de todas as dificuldades, a UERN tem exercido importante papel para o desenvolvimento social e econômico do Estado. “A Universidade ousou em 2004, ao adotar o sistema de cotas, onde 50% das vagas são destinadas para estudantes oriundos de escola pública, oferecendo mais oportunidades para poderem cursar uma graduação”, afirma.
Ele enfatiza que hoje a UERN tem pós-graduação em todas as áreas do conhecimento. “Hoje tenho a felicidade de olhar para vocês (formados) e saber que os egressos da UERN em qualquer curso podem retornar para cursar um mestrado, em cursos de pós-graduação conceituados, que têm a mesma avaliação feitas nos grandes centros”.