A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite desta quarta-feira (2), a colação de grau de 126 alunos de 11 cursos do Campus Central. Presidida pelo reitor da UERN, Pedro Fernandes, a cerimônia ocorreu no ginásio poliesportivo do campus, cujas arquibancadas ficaram lotadas com a presença de amigos e familiares dos formandos.
Em um dos principais momentos da noite, a graduanda Ailana Nogueira, do curso de Ciências Sociais, agradeceu o empenho de professores e técnicos da instituição ao longo da graduação. “Cada um de vocês, em suas singularidades, contribuíram para nossa formação acadêmica e humana”, disse, durante o discurso como oradora.
Por sua vez, o paraninfo das turmas concluintes, o padre Charles Lamartine de Sousa Freitas – diretor da Faculdade Diocesana e do Colégio Diocesano Santa Luzia – ressaltou o papel da UERN para o desenvolvimento do interior do Estado e enfatizou a necessidade de a comunidade acadêmica lutar para que a instituição permaneça pública.
No encerramento da cerimônia, Pedro Fernandes salientou que os graduados devem perseguir não apenas a excelência profissional, mas também uma atuação sempre humana, guiada pelo respeito e pela ética.
O reitor terminou o discurso fazendo o convite para que os profissionais não ignorem a possibilidade de formação continuada e voltem à universidade. “Nós estamos de braços abertos”, frisou.
Nunca é tarde
E para retomar ou mesmo iniciar o contato com a vida acadêmica, não há tempo determinado e muito menos limite de idade. É isso o que pensa – e também demonstra com o próprio exemplo – o representante comercial Sérgio Sales, que não escondia a alegria de, aos 50 anos, receber o diploma do curso de Filosofia, sua primeira graduação.
“Eu sempre tentei entender os porquês das coisas”, disse Sérgio, justificando o interesse pelo ambiente universitário e a escolha pela Filosofia.
Para o representante comercial, o retorno aos estudos é uma oportunidade para que as pessoas conquistem novos conhecimentos “e exercitem a mente, pra ela sempre voltar a funcionar”.
Além dos graduados em Filosofia, receberam diploma os concluintes dos cursos de Pedagogia (Matutino e Noturno), Letras (Línguas Portuguesa, Inglesa e Espanhola), Geografia, História, Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) e Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.