UERN promove palestra sobre possibilidades de negócios e parcerias científicas com a China

Interessada em ampliar suas ações de internacionalização, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá nos dias 28 e 29 de agosto, em Natal e Mossoró, a palestra “Made in China 2025 – possibilidades para o RN”.
A palestra será conduzida pelo geógrafo e professor Vladimir Pomar, especialista em estudos sobre a China e consultor de projetos de relacionamento e parcerias Brasil/China. A entrada é gratuita.
Em Natal, a palestra acontecerá no dia 28 de agosto, às 9h, na UERN Campus Natal. Em Mossoró, o evento ocorrerá no dia 29 de agosto, no auditório da CDL, às 19h, integrando a programação prévia da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI), que será realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), nos dias 30 e 31 de agosto, na Estação das Artes Elizeu Ventania.
Esta é uma das primeiras ações da Universidade dentro do projeto que prevê uma aproximação da UERN com instituições de ensino chinesas, buscando a construção de convênios e parcerias que possibilitem o intercâmbio de estudantes e servidores da instituição com universidades daquele país.
No mês passado, uma comitiva do governo chinês visitou o Rio Grande do Norte para conhecer as potencialidades do estado e discutir parcerias de negócios. Durante visita da comitiva à Fazenda Agrícola Famosa – maior empresa produtora de melão do RN – a chefe de Gabinete da Reitoria da UERN, Profª. Cicília Maia, conversou com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e com a Cônsul Geral da China no Brasil, Yan Yuqing, sobre projetos e ações que podem se desenvolver de forma conjunta entre a UERN e universidade chinesas.
A palestra “Made in China 2025” é uma apresentação de caráter panorâmico, com dados atualizados, sobre a evolução ocorrida no país no período 1979/2019, destacando o desenvolvimento científico, tecnológico e em inovação, e as tendências desses setores na China para 2030 e 2050.
Demandas alimentares, energéticas, e de matérias-primas agrícolas, florestais e minerais. Casos recentes de relações institucionais e de cooperação econômica entre governos estaduais e municipais brasileiros e chinesas.
O palestrante
Vladimir Pomar – profissional de marketing, 60 anos, geógrafo e professor. Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas, pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso/SP), com dissertação sobre o desenvolvimento econômico de pequenos municípios do Interior do RS.
Trabalhou como jornalista especializado na área rural durante os anos 1980/90. Escreve a respeito da China no blog “Conexão Ásia” e revista “Amanhã”, de Porto Alegre, desde 2007, e em publicações e sites.
Editou a revista “Negócios com a China” em 2005, e a revista em chinês “Negócios com o Brasil” (2008/2013). Atualmente está escrevendo livro sobre a experiência chinesa das Reformas.
Em 2014, recebeu o título de “Assessor de Investimentos” da província de Liaoning, e em 2013 recebeu o título de “Embaixador da Amizade Shandong-Brasil”, do governo dessa província chinesa, como reconhecimento pelo trabalho de aproximação com seus “estadosirmãos” Rio de Janeiro e Bahia, e as cidades de Dalian e Vitória, Jinan e Salvador, Linyi e Feira de Santana, Rizhao e Ilhéus, Dongying e Camaçari e Jining e Osasco, e com universidades e instituições de pesquisas brasileiras. Passou mais de dois anos na China, entre 1997 e 2013, tendo visitado 40 grandes cidades, de 18 províncias e regiões autônomas. Residiu em Beijing em 2007.
Atua no Brasil e na China a nível nacional, desde 1997, com relações institucionais e atração de investimentos, através de cursos, consultorias e assessorias, tendo prestado serviços para empresas e entidades empresariais em diversos estados, e para os governos do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Minas Gerais; e prefeituras de Belém (PA); Camaçari, Ilhéus, Feira de Santana, Salvador, e Eunápolis (BA); Chapecó, Tubarão, Criciúma, São Joaquim (SC); e São Leopoldo, Caxias do Sul, Vacaria, Santa Maria, Viamão, Pelotas, Rio Grande, Bagé, Garibaldi e Bento Gonçalves (RS).