Os professores Elissandra Barbosa, Olegário Gurgel e Magda Fabiana, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) representam a instituição na I Conferência Mossoroense de Justiça Restaurativa, que acontece de 6 a 8 de março, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).
O evento é promovido pelo Projeto de Extensão “Centro de Mediação e Práticas Restaurativas”, ligado ao Centro de Referência em Direitos Humanos da UFERSA. A proposta é propiciar espaços para debates acadêmicos, com apresentação de trabalhos produzidos sobre a temática. A programação conta com Grupos de Trabalho, Oficinas, Minicursos e Grupos de Discussão.
A pretensão é de que o evento seja encerrado com a aprovação, em assembleia formada pelos participantes do evento, da I Carta de Mossoró sobre Justiça Restaurativa, com afirmação de convicções e proposições aos Poderes Públicos e sociedade civil, para implementação de práticas restaurativas em diversos âmbitos, visando disseminar valores para a vivência de uma cultura de paz
São parceiros da Conferência o Ministério Público, CREAS, Secretária Municipal de Educação, entre outros. O CRDH Semiárido tem sido um dos grandes fomentadores dos debates sobre direitos humanos no Oeste Potiguar, comportando diversos projetos de extensão que tratam das mais variadas temáticas, dentre elas: Justiça Restaurativa, Gênero, Acesso à terra, Assessoria Jurídica Popular, Movimentos sociais e outros.