A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das instituições parceiras da 3ª Conferência Internacional de Inovação em Saúde, promovida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), que acontece até o próximo dia 7, em Natal. O evento, que reúne pesquisadores de sete países, tem como tema central “Sistemas resilientes: o impacto social da inovação em saúde”.
A reitora Cicília Maia representou a Uern na solenidade de abertura. Ela parabenizou o professor Ricardo Valentim, diretor executivo do Lais, pela realização do evento e ressaltou a importância da pesquisa e das instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, no enfrentamento da pandemia. “Em períodos de crise, a Inovação em Saúde pode significar a chance de salvar vidas, de desenvolver medidas eficazes que mapeiam a distribuição de vacinas e implementam protocolos sanitários”.
A reitora também lembrou a primeira vítima da Covid-19 no Rio Grande do Norte, o professor Luiz di Souza, do Departamento de Química da Uern, e os esforços da comunidade acadêmica para o enfrentamento da pandemia, como a atuação de estudantes e servidores na testagem e vacinação da população, antecipação da colação de grau de concluintes dos cursos da área da saúde para atuar na linha de frente do combate à pandemia em diversos munícipios do Rio Grande do Norte e estados vizinhos.
A chanceler da Uern, governadora Fátima Bezerra, também destacou o papel da ciência na pandemia. “O cenário da pandemia é doloroso. Não tenho dúvida que sem o trabalho de pesquisadores e cientistas o número de mortos seria muito maior do que os que ocorreram”.
Mais informações sobre o evento no https://inovacaotecnologica.lais.huol.ufrn.br/