A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se fez presente hoje pela manhã, na reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa, que debateu os impactos na educação dos cortes anunciados pelo Governo Federal no orçamento das universidades federais e institutos federais. A reunião foi proposta pela comissão presidida pelo deputado Hermano Morais e contou com as presenças também dos deputados Francisco do PT, Allysson Bezerra e Sandro Pimentel.
Subchefe de Gabinete da UERN, o professor Esdras Marchezan representou o reitor Pedro Fernandes e destacou a solidariedade e apoio da UERN na luta em favor da manutenção de recursos para as instituições de ensino. “Não há país possível quando a Educação é transformada em alvo. É preciso que todos os setores da sociedade estejam juntos na defesa da educação pública e gratuita, nas esferas federal, estadual e municipal. A educação é o principal motor de desenvolvimento e justiça social de um país”, disse o professor.
Reitora da UFRN, Ângela Paiva agradeceu o apoio da UERN à causa e disse que a luta pela educação é um dever de todo cidadão. “Não é uma questão que está ligada somente a professores, estudantes e demais servidores das instituições, é uma questão vital para a sociedade como um todo”, disse.
O professor Márcio Adriano de Azevedo representou o IFRN na reunião da comissão, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa. Os deputados apresentaram uma moção de repúdio aprovado pelos parlamentares que compõem a comissão, e que será encaminhada ao Presidente da República e ao Ministro da Educação.
“É hora de união de todos, independente de visões ideológicas e partidárias. É hora de estarmos juntos na defesa da manutenção dos recursos tão necessários ao bom funcionamento das nossas instituições”, disse o deputado estadual Hermano Morais.