A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) oferta mais uma opção de qualificação aos seus docentes e técnicos administrativos com a concessão de bolsas de formação em nível de mestrado e doutorado visando apoiá-los financeiramente com o afastamento integral para a capacitação.
Os editais 013, 014 e 015 foram lançados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) no dia 20 de julho. Um dos requisitos é o servidor estar regularmente matriculado em programa de pós-graduação em nível de mestrado ou de doutorado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
As professoras doutorandas Rosângela Queiroz (Ciências Contábeis) e Magda Fabiana (Enfermagem) enviaram suas propostas para a seleção antes do fim do prazo, que foi na última sexta-feira, 30.
“É um incentivo muito positivo, tendo em vista que mestrado e doutorado têm gastos, que vem para incentivar o professor a se qualificar melhor, oferecendo também melhores oportunidades aos alunos em termos de conhecimento. A bolsa vem trazer essa contribuição positiva de mostrar que a Uern apoia o professor no sentido dele se capacitar”, destacou a professora Rosângela, que faz doutorado em Administração de Empresas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
A professora Magda Fabiana lembra que uma capacitação como de mestrado e doutorado envolve muitos custos e a oferta desse tipo de incentivo financeiro facilita o andamento das pesquisas.
“O subsídio nos ajuda, ele nos dá um certo respaldo para que a gente possa ir mais além”, completou a doutoranda no Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE), doutorado interinstitucional em parceria com a Uern. “Essa bolsa vem pra contribuir no incremento do estudo, além de fornecer uma certa tranquilidade financeira em tempos econômicos tão difíceis”, completou.
Para o professor Dr. José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, titular da Propeg, os editais ratificam todo um trabalho que a Universidade vem desenvolvendo ao longo dos anos na defesa de garantir melhores oportunidades e condições aos docentes e técnicos administrativos com uma política de valorização de destaque em nível regional.
“Além de todos os dispositivos institucionais que asseguram a concessão de carga-horária (total ou parcial), os editais de bolsas visam reforçar as condições para que os nossos servidores possam cursar, com esmero, as suas respectivas pós-graduações, uma vez que a grande maioria se encontra até mesmo fora do Estado”, ressaltou o pró-reitor.
O número de bolsas a ser concedido dependerá da disponibilidade orçamentária e financeira considerando o fluxo de retorno das bolsas já aplicadas pelo Programa Institucional de Bolsa de Capacitação do Pessoal Técnico Administrativo da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN).
A divulgação do resultado parcial está prevista para 13 de agosto. O resultado final deve ser divulgado no dia 27 de agosto.
Ampliado
A Propeg informa que, em virtude de indisponibilidade da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será concedido prazo adicional de cinco dias para envio do Currículo Lattes, a contar do dia 31 de julho, quando será disponibilizado um novo formulário para o envio dos currículos, somente para aqueles que enviaram suas propostas dentro do prazo previsto nos editais 13, 14 e 15/2021, até 30 de julho de 2021.