A UERN está integrada ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O lançamento do plano ocorreu dia 29/6, em Brasília, e contou com as presenças dos professores Guilherme Martins, coordenador do Núcleo de Educação à Distância (NEAD-UERN), e Francisca Glaudionora da Silveira, pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG-UERN).
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação conjunta do Ministério da Educação, de instituições públicas de ensino superior (Ipes) e das Secretarias de Educação dos Estados e municípios, seguindo o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE).
Através desse Plano, serão oferecidas 54 mil vagas para a graduação exclusiva de professores das redes públicas estaduais e municipais no segundo semestre de 2009. Para realizar a sua pré-inscrição é necessário acessar a Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br/ssd/index/).
O coordenador do NEAD lembra que serão oferecidos cursos de graduação para quem já está lecionando e ainda não detém diploma de curso superior e para os docentes que desejam uma segunda graduação. Ele alerta, no entanto, que os cursos serão ofertados de acordo com a demanda e para a formação desse quadro de demandas é necessário que os interessados façam a pré-inscrição na Plataforma Freire, cujo endereço eletrônico se encontra acima.
Em 2007, estados e municípios desenvolveram os seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR), apresentando as suas necessidades e demandas para priorizar a formação exigida pela LDB a todos os professores da rede pública da educação básica.
A partir das demandas dos planos estratégicos foi instituído o Plano Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica com a oferta de cursos nas modalidades presencial e a distância mediante o fomento e a avaliação das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação a Distância (Seed) e da Capes. Através do Plano serão ofertados cursos regulares de primeira licenciatura na modalidade presencial, cursos regulares de primeira licenciatura na modalidade a distância, cursos emergenciais de primeira licenciatura, cursos presenciais especiais de segunda licenciatura, cursos especiais de formação pedagógica.