UERN fará a maior campanha educativa de saneamento do Estado

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu convite da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) para desenvolver uma campanha educativa para o programa Sanear RN que tem como meta sanear 80% do Estado.

Esse será o maior projeto educacional de saneamento do Estado. “É um trabalho arrojado. A UERN terá a chance de montar e desenvolver o maior projeto social do RN”, ressalta o diretor-presidente da CAERN, Yuri Tasso.

Segundo ele, a população precisa conhecer todos os benefícios do programa como prevenção de doenças, por exemplo. “90% dos problemas no sistema de esgotamento são provocados pelo mau uso”, calcula Yuri. Muitas pessoas jogam lixo e outros objetos na rede de esgoto, causando sérios problemas ao saneamento. Além disso, há casos em que alguns consumidores fazem ligações clandestinas antes do sistema ser concluído, comprometendo todo o projeto. Na grande maioria das vezes, os problemas ocorrem de forma involuntária: falta de informações.

Com a participação da UERN, o governo espera executar o projeto Sanear com obras e ações educativas, simultaneamente. O projeto envolverá escolas, igrejas, entidades e cidadãos dos bairros beneficiados com o programa.

Ao agradecer a confiança do governo em reservar à UERN o que a CAERN considera o maior projeto social do Estado, o Reitor Pedro Fernandes disse que a instituição está preparada para enfrentar o desafio. “A Universidade multiplica conhecimento em 18 municípios do RN. Temos ensino, pesquisa e extensão e esse projeto se encaixa bem no perfil social traçado pela UERN”, reforça Pedro Fernandes.

Na próxima segunda-feira, uma comissão da UERN terá reunião em Natal com técnicos da CAERN para dar discutir o projeto de educação ambiental.

Na audiência do Reitor com o presidente da CAERN, nesta quarta-feira, 23, em Natal, participaram a gerente de Controle de Empreendimento da Companhia, o Pro-Reitor de Planejamento, Wogelsanger Oliveira Pereira, e a diretora de Convênios, Cybelle Silva Albuquerque Dantas.