Uern e Hospital Rafael Fernandes inauguram pronto socorro energético nesta semana

Ainda faltam algumas horas para o fim do plantão e o cansaço começa a pesar sobre o corpo, ao mesmo tempo em que a mente também dá sinais de sobrecarga, tornando-se agitada e cada vez mais aflita. Assim como aconteceu na véspera, dores musculares, sensação de irritação e mau-humor crescem a cada momento. Após interromper as atividades por um breve instante e respirar fundo, a enfermeira sente que, apesar do grande número de pessoas que tem atendido a cada dia, existe uma “paciente” cuja saúde permanece sendo negligenciada – ela mesma.

A cena descrita acima, bastante frequente em unidades de saúde, reflete a importância do autocuidado e da atenção aos sinais de desgaste e exaustão que o corpo costuma dar quando seus limites não são obedecidos. Expostos a fatores estressores, que impactam a qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho, profissionais que atuam nessas unidades comumente carecem de ações que aliviem aflições e tragam mais bem-estar, sobretudo em períodos pandêmicos.

Embora exija atenção e dedicação constantes, esse cuidado de si mesmo não precisa ser um ato solitário, especialmente com o avanço de ações voltadas à disseminação das práticas integrativas e complementares – tratamentos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para a melhoria do bem-estar e prevenção de diversas doenças. Uma dessas ações, pioneira no país, dará um novo passo em Mossoró nesta semana.

A partir da próxima quinta-feira (28), Dia do Servidor Público, o Hospital Rafael Fernandes contará com um espaço destinado ao atendimento de seus servidores através de um conjunto de práticas integrativas. Denominado pronto socorro energético, o projeto é uma iniciativa do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Nupics/Uern), em parceria com o hospital.

“No contexto da saúde pública, uma das questões menos abordadas na avaliação da atenção é a saúde dos profissionais que atuam no atendimento direto aos usuários. Esses profissionais integram um conjunto de trabalhadores cujo processo de trabalho vai além das habilidades técnicas. É preciso um novo paradigma do cuidado, um olhar integral, proposto pelas práticas integrativas e complementares em saúde”, destaca a professora Isabel Amaral, coordenadora do Nupics e pró-reitora de Gestão de Pessoas da Uern.

O pronto socorro energético, informa a professora, oferecerá aos funcionários do hospital massoterapia, cromoterapia, meditação, auriculoterapia, reiki, ventosaterapia e aromaterapia. As atividades serão realizadas por membros do Nupics, que atuarão em escalas de plantão atendendo aos servidores da unidade de saúde.

A professora Isabel Amaral destaca o papel das práticas para o bem-estar físico, mental e emocional

As ações, complementa Isabel Amaral, refletem o papel social da universidade e o esforço empreendido pelo Nupics buscando o fortalecimento e a legitimação de práticas humanescentes em saúde. “É uma forma de buscar uma nova cultura do cuidado, visando a integralidade e indissociabilidade das questões físicas, psicológicas, mentais, sociais e espirituais”, frisa.

Para a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas do Hospital Rafael Fernandes, Grináuria Maia Porto, as ações promovidas a partir do pronto socorro energético impactarão de forma positiva não apenas a saúde e o bem-estar individual dos servidores, mas também a interação entre as equipes, o relacionamento interprofissional e na própria qualidade do serviço oferecido à população. “Essas práticas previnem o estresse e são ainda mais importantes no contexto pandêmico que estamos vivenciando”, salienta Grináuria.

Na quinta-feira, durante a inauguração do pronto socorro energético, o Nupics realizará no local um workshop apresentando as práticas integrativas e complementares e orientando os servidores sobre seus benefícios.

Impactos sobre a saúde

Projeto pioneiro no país, o pronto socorro energético desenvolvido pelo Nupics já foi implantado também no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Criada em 2018, a iniciativa estendeu-se até março de 2020, quando foi interrompida por conta da pandemia do coronavírus.

Os impactos do pronto socorro energético sobre a saúde dos servidores do hospital foi tema da dissertação de mestrado da enfermeira Raiane França, egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade da Uern (PPGSS).

Conforme Raiane, que foi também uma das enfermeiras que atenderam os funcionários do hospital no pronto socorro energético, logo que o equipamento foi instalado, ainda havia muitas dúvidas por parte dos servidores – o que não demorou a mudar. “Muitos profissionais não conheciam ainda as práticas integrativas. Então, inicialmente sentimos essa dificuldade e uma baixa adesão, mas, com o tempo, a demanda se tornou altíssima, nos três turnos, por parte de profissionais de várias categorias, buscando as mais diversas práticas”, conta Raiane.

A enfermeira Raiane França fez sua dissertação acerca dos impactos do pronto socorro energético para os servidores (Foto: Wilson Moreno)

Os efeitos observados entre os servidores, ressalta a enfermeira, foram observados tanto do ponto de vista físico, como a redução de dores musculares e dores de cabeça, quanto no campo psicológico, a exemplo do alívio de sensações como tristeza, ansiedade ou dificuldades para dormir. Além disso, acrescenta, houve uma contribuição significativa para as relações interpessoais entre os funcionários.

“Para mim, foi um aprendizado muito enriquecedor, porque, de um lado, eu estava ali no papel de pesquisadora e terapeuta, mas eu também me via na pele desses profissionais, porque eu também atuo no Sistema Único de Saúde. Então, eu pude compreender o quanto nós também precisamos ser cuidados. Seria maravilhoso se todos os profissionais pudessem vivenciar esse tipo de cuidado no ambiente de trabalho”, comenta Raiane.

Além do pronto socorro energético no Hospital Rafael Fernandes, o Nupics permanece realizando o atendimento à população em geral, na Faculdade de Enfermagem da Uern (Faen), no Centro de Mossoró. Os agendamentos podem ser feitos, na última semana de cada mês, para o mês seguinte, por meio do Whatsapp, através do número (84) 981460-1300. Os agendamentos para o mês de novembro deverão ser feitos no dia 29 de outubro. Mais informações sobre as práticas oferecidas podem ser acessadas no perfil do núcleo no Instagram: @nupics_uern

Saiba mais sobre as práticas que serão oferecidas:

Auriculoterapia
Técnica baseada na estimulação mecânica de pontos específicos da orelha para aliviar dores ou auxiliar no tratamento de problemas físicos e psíquicos.

Reiki
Terapia holística, cujo conceito é baseado na ideia de energia vital. Tem como finalidade corrigir os desequilíbrios da energia vital do ser, estimulando os canais de energia, conhecidos como chakras, por meio da imposição das mãos do praticante em diversas posições sobre ou levemente acima do corpo do paciente.

Cromoterapia
Técnica que utiliza o conhecimento advindo do uso das cores como ação e função terapêutica, tendo como resultados o bem-estar físico, mental, psicologia e espiritual.

Massoterapia
Técnica milenar baseada em uma percepção de modo trabalho e cuidado
integral, visando tornar o indivíduo mais consciente do seu corpo, de suas tensões, respiração e até mesmo das suas cargas emocionais. Contribui para o aumento da imunidade, relaxamento e redução do cansaço.

Ventosaterapia
Método terapêutico baseado na aplicação de um copo de acrílico que promove a sugção por baixo dos tecidos, formando uma estagnação do
sangue. Tem como foco a regularização do fluxo energético e do sangue, ajudando também a eliminar as causas de doenças de fatores externos, decorrentes do ambiente.

Meditação
Prática que une mente e corpo, pautada na consciência do momento presente, com atenção plena e não julgadora a cada instante. Abrange um composto de técnicas que visam treinar o foco da atenção. A prática potencializa a redução da ansiedade e do estresse, além de promover o relaxamento do corpo e o prolongamento da concentração.

Aromaterapia
Técnica que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas, com o intuito de harmonizar as emoções e preservar o bem-estar. Os óleos são extraídos de variadas partes das plantas, raiz, folha, flor, semente, caule, haste, casca ou talo.