UERN é homenageada pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira sessão solene em homenagem a passagem dos 45 anos de fundação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Entre os homenageados estavam o Reitor Milton Marques de Medeiros, que no sábado encerra o segundo mandato a frente da instituição. Ele foi agraciado com o Diploma de Reconhecimento da Câmara Municipal de Mossoró.

O Reitor destacou a penetração da UERN no interior do Rio Grande do Norte. “A Universidade é uma instituição que tem prestado um extraordinário serviço ao Rio Grande do Norte por se inserir no interior através dos seus campi e núcleos. Vamos ao encontro dos alunos onde eles moram”, acrescentou. Ele destacou também o papel da inclusão das pessoas com necessidades especiais. São pessoas geralmente esquecidas e fazemos esse trabalho através do DAIN (Departamento de Inclusão)”, destacou.

O Reitor falou também sobre os avanços da UERN nesses 45 anos. “A Universidade cresceu em rítmo célere, depois teve uma estabilidade e voltou a crescer novamente. Nunca foi a sombra de grandes benesses. Foi com empenho e luta daqueles que nela fazem a vida”, analisou.

Já o Reitor eleito e nomeado Pedro Fernandes Ribeiro Neto recebeu o Medalha do Mérito Educacional “Professor Solon Moura”. Em discurso, ele destacou a importância da Universidade para o Rio Grande do Norte por levar o ensino para o interior do Estado. “É muito proveitoso a gente encontrar essa homenagem a UERN. Eu sempre digo que a UERN é a maior obra que já surgiu em Mossoró. Pergunto aos presentes: qual é a instituição que alcança todas as regiões do Estado? Qual a instituição que tem 12 mil alunos? A UERN tem um papel muito importante para a nossa sociedade”, lembrou. Ele ainda destacou o papel social da UERN que tem o único curso de Medicina e de Comunicação do interior do Estado. “Nós não temos o que dever com os nossos indicadores. Nós estamos fincados no interior levando o ensino superior para os que não podem ir para a capital porque a Universidade ousou e foi além, abrindo espaço para os alunos oriundos da escola pública”, destacou.

O autor do requerimento para a solenidade é o vereador Francisco Carlos, do Partido Verdade (PV). O parlamentar é professor da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM). “Tenho uma honra muito grande de ser o propositor dessa sessão solene. Essa honra se torna maior por eu ser professor dessa instituição. Sei que todos os mossoroenses reconhecem a importância da universidade”, destacou”, acrescentou. O parlamentar ainda lembrou a importância dos quadros técnicos formados na UERN. “Praticamente todos os professores de Mossoró foram formados na UERN, assim como muitos dos que ocupam cargos importantes na cidade”, acrescentou.

Ainda foram homenageados o professor da Faculdade de Direito (FAD), Humberto Henrique Costa Fernandes do Rêgo, com Título de Cidadão Mossoroense.