Foi realizada, na tarde desta sexta-feira (25), a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) instituído para construir a proposta do modelo de gestão do Hospital da Mulher – Parteira Maria Correia, em Mossoró.
O grupo tem o prazo de seis meses para apresentar propostas com viabilidade técnica, operacional e financeira para gestão do Hospital e é composto por membros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e pela Unidade de Gerenciamento do Projeto Governo Cidadão – Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (UGP/SEPLAN).
Buscando conhecer experiências para subsidiar a realização de estudos para fundamentar a elaboração de propostas, no próximo dia 8 de julho, uma representação irá visitar in loco o Hospital Getúlio Vargas, no Piauí, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão universitária, assim como deverá ser o Hospital da Mulher do RN.
“Essa visita é importante para conhecer uma experiência que já está funcionando”, afirmou a secretária adjunta de Saúde, Maura Sobreira.
De acordo com a reitora da Uern, Fátima Raquel Morais, quando concluída, a unidade hospitalar vai servir de campo de estágio para estudantes de diversas áreas da Uern. A reitora eleita da Uern, Cicília Maia, também participou da reunião.
Compõem o Grupo de Trabalho:
- Representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública – SESAP:
– Milena Maria Costa Martins;
– Samara Pereira Dantas;
– Breno Carvalho Roos;
– Emiliana Bezerra Cavalcanti;
– Guilherme Amorim Garcia Udre Varela. - Representantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN:
– Fátima Raquel Rosado Morais;
– Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes;
– Ellany Gurgel Cosme do Nascimento;
– Lucídio Clebeson de Oliveira. - Representante da Procuradoria Geral do Estado – PGE:
– Jane Maria de Araújo. - Unidade de Gerenciamento do Projeto Governo Cidadão – Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (UGP/SEPLAN)
– Franciane Alves Cardoso.
O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está sendo construído ao lado do Campus Central da Uern, em terreno doado pela Universidade. A previsão é que a unidade esteja concluída em junho de 2022. O investimento é de R$ 104 milhões em obras e bens, realizado via Projeto Governo Cidadão junto ao acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
A unidade receberá pacientes de mais de 60 municípios e contará com 163 leitos, sendo 118 de internação e 45 leitos destinados a outros serviços, como urgências, oferecendo assistência ambulatorial, pronto-socorro, UTI, centro obstétrico com salas de parto humanizado, banco de leite humano e serviços de suporte às mulheres vítimas de violência.