A reitora em exercício da Universidade do Estado do Rio Grande do (Uern), Fátima Raquel Rosado Morais, assinou junto com a governadora Fátima Bezerra o termo de cooperação técnica para o programa “Gente do Campo”.
A solenidade foi realizada na Governadoria em Natal.
Nesta sexta-feira, 11, será publicado no Diário Oficial do Estado, edital de seleção da equipe técnica, através de curso de formação, em graduação e pós-graduação, para o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN).
“Esse é um projeto que vem de quatro anos atrás e que, discutindo com técnicos da Emater, percebemos que era um projeto que poderia ir além do extensionismo, indo também para a pesquisa e a inovação”, frisou Frank da Silva Felisardo, diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern).
Serão ofertadas 81 vagas para o curso de Tecnólogo em Agroecologia (graduação) e 44 vagas para o curso de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. “Essa parceria reposiciona a parceria da UERN com o Governo do Estado em termos de extensão rural, saindo do mero repasse de rural, oportunizando que mais de 120 filhos de agricultores familiares tenham acesso ao ensino de qualidade”, analisou Alexandre Oliveira, secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, que também é professor da Uern.
A reitora em exercício Fátima Raquel destacou a importância da Uern para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e que o evento de hoje é apenas o primeiro passo para novas parcerias inovadoras. “Estamos aqui para crescermos juntos, trabalhando potencialidades do nosso Estado. Estamos dando visibilidade e contribuindo para as comunidades de agricultores. A Uern esteve sempre pensando e contribuindo”, avaliou.
A governadora destacou o caráter inovador do projeto “Gente do Campo”. “Estamos avançando com uma ação inovadora voltada para a qualificação. É mais um convênio que o Governo celebra com a Uern e a Funcitern voltado para a educação formal. Imagine o que é para o filho de um agricultor ou até mesmo para o servidor da Emater uma oportunidade dessas?”, reforçou.
Serão investidos R$ 10.278.380,00 durante 48 meses.