UERN apresenta proposta de parceria com Escola Técnica do Estado em Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) propôs à Secretaria do Estado de Educação e Cultura (SEEC) uma parceria com Escola Técnica do Estado, cujo prédio foi inaugurado na semana retrasada em Mossoró.

A ideia sugerida é a utilização dos professores da UERN e alunos estagiários do curso de graduação para ministrarem os cursos técnicos.

Na oportunidade, o professor Dr. Lima Junior, diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), e que também esteve à frente do  Departamento de Inovação e Empreendedorismo e do Núcleo de Inovação Tecnológica da (NIT/UERN), apresentou um portfólio de ações da FANAT. “Temos soluções que permitem a formação de profissionais técnicos para prestar serviços para municípios e secretarias estaduais na área de computação”, destacou.

Dentre os destaques apresentados pela FANAT distingue-se, para viabilizar a parceria, o Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores. Outra iniciativa é o Grupo de Tecnologias Educacionais. “São projetos que mostram a nossa capacidade de integração com os profissionais da rede estadual de ensino”, frisou o chefe do Departamento de Ciências da Computação, Rommel Wladimir.

Ainda foi mostrado que o quadro docente da FANAT/UERN tem potencial para inovação tecnológica e incubação de empresas. “Temos inúmeros pedidos de inovação e patentes”, destaca o professor Lima Junior.

O professor Lima Junior disse que a UERN tem disposição de contribuir para avançar no ensino tecnológico no Estado. “Pensando nessa abordagem técnica com a ideia de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a gente tem potencial para elevar a qualidade do ensino técnico no Rio Grande do Norte”, lembrou.

A secretária estadual de educação, Cláudia Santa Rosa, ficou entusiasmada com a proposta apresentada pela UERN. “É impressionante a capacidade que a UERN tem de enxergar os vários pontos do Estado”, frisou.

Para a secretária, a parceria é viável. “A UERN está contida no sistema estadual de educação e a gente fica feliz com essa possibilidade de parceria com a Universidade nas mais distintas áreas. Com os centros, vocês trazem um olhar sobre esse potencial que a UERN tem de avançar com parcerias para implantar a educação profissionalizante”, destacou.

A subcoordenadora de educação profissional da SEEC, Ana Cristina, destacou que a educação profissionalizante no Rio Grande do Norte ainda precisa avançar mais e que o primeiro passo está sendo dado com os centros tecnológicos.

Para o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, a UERN tem a oportunidade de colaborar também com os cursos técnicos. “A gente veio aqui mostrar o que temos com a intenção de pegar duas estruturas do Estado e ver de que forma a gente pode casar. A SEEC deve estar ansiosa porque não tem professor. A UERN está ansiosa porque quer colaborar com aquele espaço”, declarou.

Ficou combinada que a UERN trará uma nova proposta mais aprofundada.