Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) elaboraram um projeto de conservação da Serra do Lima, em Patu, que foi alvo de queimadas durante o mês de setembro.
O projeto foi elaborado incluindo ações a curto, médio e longo prazos, com ações de conscientização da população local e romeiros; educação ambiental nas escolas da rede básica; monitoramento das áreas afetadas; reflorestamento e implantação do Santuário Ecológico da Serra do Lima.
O reitor Pedro Fernandes apresentou o projeto ao prefeito de Patu, Rivelino Câmara. “A Universidade tem a obrigação, a responsabilidade e a competência de estar junto neste momento para buscar alternativas estratégicas a curto, médio e longo prazos. Parabenizo a todos os professores, técnicos e estudantes envolvidos. Essa sensibilização, através de políticas educacionais e de políticas de mídia, pode fazer com que as pessoas entendam que um gesto pode ter consequências irreparáveis”, afirmou o reitor.
O prefeito Rivelino Câmara elogiou o projeto apresentado e agradeceu o apoio dado pela UERN ao município de Patu. “A parceria com a Universidade é de fundamental importância. A UERN tem a expertise técnica e projetos para o desenvolvimento de ações pelo município. Esse projeto é de fundamental importância para conseguirmos recuperar as áreas atingidas, ao mesmo tempo em que realiza o trabalho de conscientização para que problemas como esse não voltem a acontecer”, afirmou o prefeito.
No próximo dia 26, a UERN irá realizar uma ação de formação de agentes multiplicadores com os professores da rede pública no Campus de Patu. No dia 27, a Prefeitura de Patu vai realizar uma Faxina Ecológica no Santuário do Lima, da qual a Universidade também irá participar.
Participaram da reunião a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia; o subchefe de Gabinete, Esdra Marchezan; a diretora do Campus de Patu, Cláudia Tomé, e os professores Welka Preston e Samuel Urban.