A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vem analisando, junto ao Comitê Covid, o cenário da pandemia com atenção. Em paralelo, a instituição vem tomando uma série de medidas no intuito de preparar a Instituição para quando for seguro o retorno das atividades presenciais. Essas medidas foram apresentadas nesta sexta-feira (27), durante reunião com a coordenação do Fórum de Diretores e do Fórum de Chefes de Departamento.
Participaram da reunião: o coordenador do Fórum de Diretores, prof. Lauro Gurgel, a coordenadora do Fórum de Chefes de Departamento, profa. Sirleyde Dias; o vice-reitor eleito, prof. Francisco Dantas; o subchefe de gabinete, prof. Jandeson Dantas; o pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Wendson Dantas; o pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, prof. Wogelsanger Oliveira; a pró-reitora adjunta de Administração, profa. Simone Gurgel; a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, técnica Ana Angélica; a engenheira de Segurança do Trabalho, Sara Barroso; a assessora de obras, Bruna Medeiros; a diretora da Faculdade de Enfermagem, profa. Érica Louise; e o assessor de Licitação e Contratos, Geovani Carlos.
Entre as medidas está a licitação e compra de insumos e materiais necessários. Outras iniciativas são serviços de manutenção.
A engenheira de segurança no trabalho, Sara Barroso, apresentou um resumo com as medidas tomadas desde o início da pandemia e informou que uma nova capacitação será realizada no dia 9 de setembro com os funcionários terceirizados, seguindo os protocolos do decreto do Governo do Estado.
Desde a suspensão das atividades presenciais, em março de 2020, mais de 20 portarias referentes à medidas de enfrentamento à pandemia e ao andamento das atividades foram publicadas pela Uern. Entre as ações de saúde, destacam-se a participação e incentivo à imunização da comunidade acadêmica e externa e mais de 2.500 testes de Covid-19 com os servidores.
A Uern também priorizou capacitações voltadas à adaptação da rotina de trabalho remoto, saúde mental na pandemia, uso de ferramentas de tecnologia para atividades remotas, lançou o Auxílio de Inclusão Digital, antecipou colações de grau de concluintes da área da saúde e realizou campanhas solidárias, dentre outras iniciativas.