A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) atua em diversas frentes no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Entre várias ações, a Faculdade de Enfermagem (FAEN) está realizando um treinamento com os profissionais de saúde no nível de Atenção Primária em Saúde. São mais de 80 participantes do RN e de outros estados.
A capacitação “Covid-19: pandemia, vacinação, papel da equipe da Estratégia Saúde da Família nas ações de saúde junto à população” foi iniciada no dia 23 de março e segue até 4 de maio, ocorrendo semanalmente às terças-feiras, 15h, pelo Google Meet.
“Apesar do foco da capacitação ser os profissionais atuantes na Atenção Primária em Saúde, em específico, na Estratégia Saúde da Família, ressalta-se que foram disponibilizadas vagas também para profissionais interessados em geral, e para acadêmicos da área da saúde”, explicou a professora da FAEN Dra. Líbne Lidianne da Rocha e Nóbrega.
Na capacitação, os participantes aprendem sobre a história da Covid-19, sinais e sintomas, formas de diagnóstico, educação permanente e popular, cuidados e promoção à saúde, protocolos, condutas, vacinação etc.
No Estágio em Prática de Ensino 1, componente curricular ministrado no 6º período da graduação em Enfermagem, surgiu a ideia da capacitação sob iniciativa da professora Líbne e das professoras Esp. Maria Carmélia Sales do Amaral e a Dra. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes.
O componente é responsável por instigar no processo ensino-aprendizagem, a criação, o planejamento e a execução de projetos de Educação em Saúde pelo futuro enfermeiro para intervenção nos serviços da rede de atenção básica e hospitalar, com vistas à integração ensino-serviços-comunidade e à promoção da saúde.
“Diante disso, como acontece semestralmente, docentes e discentes do componente, reuniram-se antecipadamente com profissionais da rede de atenção em saúde de Mossoró e com a Coordenação da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, na pessoa da Dra. Elane da Silva Barbosa, a fim de levantar necessidades de saúde prioritárias do contexto atual para a construção e execução de um projeto de intervenção em Educação em Saúde, integrando academia, profissionais de saúde da rede de atenção e comunidade”, contextualizou a professora Líbne.
A partir das reuniões para captação da realidade, surgiu a demanda emergencial de se trabalhar o tema COVID-19 voltado aos profissionais da Atenção Primária em saúde de Mossoró-RN.