Sonho e superação encerram a fase de festival da décima edição do evento

O clima de confraternização marcou o encerramento da décima edição do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN), ocorrido na noite desta segunda-feira (20), no Teatro Dix-huit Rosado.

Mais de 600 alunos de escolas públicas do Rio Grande do Norte subiram ao palco para apresentar, a um público de mais de 4 mil espectadores, 29 peças baseadas na obra do mestre Ariano Suassuna, homenageado da décima edição do festival.

De acordo com o coordenador do FESTUERN 2014, Professor Alexandre Nader, a décima edição do festival trouxe algumas novidades, como a ampliação do tempo de formação continuada, de 20h para 120h e a publicação do livro que conta a história dos dez anos de FESTUERN. Ele ainda defendeu a criação do curso de teatro na UERN. “Precisamos saciar a fome de cultura e arte e expor o que produzimos aqui”, justificou.

O Pró-Reitor de Extensão da UERN, Professor Etevaldo Almeida, destacou outra inovação da décima edição do FESTUERN, a entrega dos certificados às escolas participantes ao final de cada apresentação. Ele ressaltou o crescimento do Festival e fez uma analogia com o desenvolvimento de uma criança. “O FESTUERN é um filho que está com dez anos, e é preciso muito empenho e responsabilidade para continuar conduzindo-o”, afirmou o Pró-Reitor.

Como em todas as edições, a coordenação do FESTUERN entregou o troféu do festival a pessoas e instituições que tenham participação significativa no evento. Foram agraciados com o troféu FESTUERN a Secretaria Municipal da Cultura de Mossoró; Francisco Gustavo Medeiros Luz, diretor da Editora Queima-Bucha; Alexander Campelo, o Palhaço Fuxiquinho; e os artistas populares Concriz e Ribamar.

Das 29 escolas que se apresentaram no Festival, cinco foram escolhidas para o Circuito FESTUERN, que irá realizar turnê com os espetáculos em diversas cidades do Rio Grande do Norte. São eles: “O dilema de Ceição”, encenado pelos alunos da Escola Estadual João Godeiro (Patu), que obteve a quinta colocação; “A farsa da boa preguiça”, encenado pelos alunos da Escola Municipal Eloy de Souza (Lajes), que obteve a quarta colocação; “Sua Suna, Seu Trabalho”, encenado pelos alunos do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Mossoró), que ficou com o terceiro lugar; “A farsa da boa preguiça”, encenado pelos alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Mossoró), obtendo a segunda colocação e “Sonhos de uma noite no sertão”, também encenado pelos alunos do IFRN de Mossoró, que obteve o primeiro lugar.

Outra novidade desta décima edição é o aproveitamento de três atores do Festival no espetáculo Oratório de Santa Luzia, em Mossoró. São eles Beatriz Soares de Souza (IFRN-Mossoró) e Antonio Vinícius Moreira Fernandes (E.E. Professor Moreira Dias – Mossoró), além de Raul Araújo, também escolhido para integrar o elenco. 

O Festival arrecadou mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis, que foi simbolicamente entregue durante a solenidade de encerramento às seguintes instituições: Casa do Estudante de Mossoró, Fundação Casa do Caminho, Casa da Criança Pobre, Casa da Esperança Pe. Guido e para as residências universitárias da UERN.

O FESTUERN é uma realização da UERN com patrocínio da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e Governo do Estado, e apoio da Prefeitura de Mossoró e TCM.