Nesta sexta-feira foi encerrado o Simpósio de Ambientação Acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SAMBA/UERN) que contou com a presença de um grupo de alunos de todos os campi na Reitoria.
Na oportunidade o Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto deu as boas vindas aos alunos e explicou como funciona a Universidade. Ele explicou como a administração trata os cursos caso a caso, conforme as necessidades. “Ninguém aqui está querendo fazer mais por um e menos por outro. Enfermagem precisa de laboratórios. Filosofia não, na verdade precisa de mais livros”, exemplificou.
Ele classificou como um desafio colocar a UERN para funcionar sem ter os programas de incentivos do Governo Federal. “Os reais desafios são fazer que uma instituição de ensino superior estadual sobreviva como nós estamos fazendo. Se a gente não tivesse qualidade não teria concorrência nem colação de grau porque os alunos desistiriam”, frisou.
No final do discurso, ele pediu que os alunos colaborassem com a UERN com críticas e sugestões. “Estou dizendo a vocês que estamos no mesmo barco e espero que através de vocês a gente possa crescer”, destacou.
Depois da fala, o Reitor precisou se ausentar para cumprir compromissos da UERN em Natal. Quem ficou a frente da condução da reunião foi o Vice-Reitor Aldo Gondim, que respondeu a perguntas dos alunos. Ele abordou temas como restaurante universitário, transporte, bolsas e aquisição de livros novos. Na oportunidade, reafirmou os compromissos da administração com essas questões e explicou como cada questão estava sendo resolvida.
Aldo avaliou como positiva a reunião. “É uma satisfação passar por esse momento. Vocês são muito bem vindos a essa universidade”, destacou.
O diretor de assuntos estudantis, Wagner Miranda, destacou a importância de se fechar o SAMBA com essa reunião na Reitoria. “A gente precisa dessa parceria com os alunos para poder atender as demandas”, frisou.
Os estudantes receberam de bom grado a ideia de visitar a Reitoria. “Quero externar a minha alegria de fazer parte da UERN. São apenas duas semanas mas já percebi que temos uma gestão participativa e democrática”, disse o aluno André Araújo, do curso de Letras do Campus de Assu.
A estudante de Economia, Ana Fernandes, reforçou as palavras de André. “Foi muito legal essa receptividade. Bacana conhcecer os problemas de cada segmento e entender como funciona a universidade. Eu gostei”, concluiu.