Uma conferência abordando “Formação de Professores e Trabalho Docente”, ministrado pelo Professor Samuel de Souza Neto (UNESP/ Rio Claro- São Paulo), abriu na segunda-feira, (14), o ciclo de debates do Seminário Temático sobre Estágio e Formação de Professores: a Experiência do Prodocência na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os trabalhos estão concentrados no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), Campus Central, até quarta-feira (16).
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN), Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, disse na abertura dos dos trabalhos que neste período do Prodocência na UERN foram promovidos 35 eventos, entre seminários, cursos, participação de alunos e professores em eventos até internacionais, na apresentação de trabalhos e publicações voltados a evolução das pesquisa de ensino, graduação e extensão. E destacou a estruturação da brinquedoteca, no Campus de Pau dos Ferros, coordenado pelo curso de Pedagogia e o do laboratório de Práticas Escolares de Educação , no Campus Central, como também da publicação de um livro de autoria de professores e alunos envolvidos no Prodocência, a ser lançado em breve. E tudo graças a liberação de recursos feitos para o programa na UERN, lembrou.
PRODOCÊNCIA – A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEG/UERN), disse ainda que o objetivo do evento é a socialização e a avaliação das atividades vivenciadas por professores e alunos, bem como as contribuições do Prodocência para o fortalecimento das licenciaturas no âmbito da UERN e sua relação com a Educação Básica. A UERN desenvolve ações do Prodocência desde 2011
O Prodocência é um Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) visa ampliar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, com prioridade para a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciaturas das instituições federais e estaduais de educação superior. Criado em 2006, o Prodocência financia projetos voltados para a formação e o exercício profissional dos futuros docentes, além de implementar ações definidas nas diretrizes curriculares da formação de professores para a educação básica.
O Reitor Pedro Fernandes destacou este momento importante quando temos o envolvimento de professores, técnicos e alunos. Segundo ele, o seminário celebra a parceria a colaboração e cooperação em vários níveis. E exemplificou as parcerias entre os cursos, onde se destaca o curso de Pedagogia dialogando com o de Geografia e a parceria entre os Campus de Mossoró e o de Pau dos Ferros, como também o de Assu. E ainda entre instituição de ensino superior.
Pedro Fernandes lembrou que nos temos em foco 43 instituições de ensino superior, onde UNESP, USP, UNICAMP UERN, juntas são responsáveis por mais de 40 por cento das matriculas no ensino superior público. Estes 40 por cento explicou, representam apenas 25 por cento de toda matricula do ensino superior publico. Porque os 75 por cento do ensino superior estão nas instituições privadas.
E que esta parceria com a UNESP ela extrapola, por que nos estamos submetendo um projeto para a formação de doutores na UERN, com um programa da UNESP que o professor Samuel de Souza Neto, coordena hoje, que é de Ciência da Motricidade. E finalizou dizendo que naquele momento, “estamos falando de ensino, pesquisa, em extensão, em formação a nível de graduação e pós graduação e nos temos certeza que é nesse caminho mesmo que agente vai conseguir mostrar a importância da nossa instituição”.