A saúde pública, o cuidado integral e as perdas de direitos no cenário brasileiro atual serão temas discutidos durante o X Seminário de Cuidado em Saúde (SECUISA) realizado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nesta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania.
O evento tem como objetivo discutir como o cuidado integral vai sendo um espaço de resistência do Sistema Único de Saúde (SUS), olhando especificamente para os grupos minoritários, que são grupos mais vulneráveis. Vários especialistas da UERN e de outras instituições foram convidados para debater as temáticas com os participantes.
“Esse ano trabalharemos com a saúde da população em situação de rua, saúde das mulheres encarceradas, saúde dos professores universitários, saúde da população idosa e a saúde dos pescadores e marisqueiras artesanais. Todos os temas vão tratar da crise que estamos vivendo no contexto atual de políticas públicas e destituição de direitos e cidadania a cada um desses grupos populacionais, como esses têm construído os movimentos de resistência e como esses movimentos são fortalecedores do SUS”, detalhou o Prof. Dr. Wanderley Fernandes da Silva, coordenador do Secuisa.
O evento se constitui numa atividade prática da disciplina Temas avançados em saúde coletiva, ofertada no 6º período do curso de Enfermagem. Antes do evento os estudantes vivenciaram mini-eventos (Quartas em Debate) e nestes aprofundaram as discussões dos temas em momentos extra-carga horária de sala. Quase 30 alunos estão participando da organização.
A programação será desenvolvida amanhã, 10, tarde e noite e na quarta-feira, 11, pela manhã e tarde. Confira nas imagens a seguir a programação detalhada: