A Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebe no dia de hoje, 28 de julho, a visita técnica de uma comissão do Conselho Estadual de Educação para acompanhar toda construção e andamento da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da FACS/UERN.
A comissão avalia a organização, projetos, estrutura, logística, a parte acadêmica, como isso tem sido desenvolvido ao longo desse período de existência da faculdade e da residência médica. Por consequência a avaliação também servirá para o processo de recredenciamento o qual a UERN passará em alguns dias.
O vice-reitor Aldo Gondim, o professor e diretor da FACS, Fausto Guzen, a professora Isabelle Cantídio, professora e preceptora do ambulatório, junto a outros professores e alunos da FACS, recepcionaram a comissão e apresentaram o trabalho do Colegiado. O vice-reitor diz que a UERN tem compromisso com a educação e formação dos alunos e com uma saúde pública de qualidade.
Já o diretor da FACS, Fausto Guzen, diz que a comissão está exclusivamente hoje avaliando a residência médica, o projeto e planejamento desse curso. “Como é um curso a parte, que capacita os alunos para a residência, então ela é submetida a esse processo diferenciado de avaliação. Para nós da UERN, é um momento importante, pois vem confirmar o empenho e o trabalho da equipe da FACS/UERN como um todo.”
A Faculdade de Medicina, criada em 2001, passa por várias adequações desde a sua primeira avaliação em 2011. De lá até hoje, a FACS ampliou os atendimentos ambulatoriais, com a doação de um terreno anexo à FACS, pelo Governo do Estado; adaptou a estrutura física para melhor acessibilidade, com rampas nos laboratórios e salas de aula e um elevador; já possui residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, com atendimento a população; e é pioneira na aprovação do primeiro curso de Doutorado da UERN em Bioquímica e Biologia Molecular.