Os campos de internato para os estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) foram tema central de uma reunião entre a Reitoria da Universidade, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a Direção do Hospital Rafael Fernandes e do Hospital Maternidade Almeida Castro, nesta quinta-feira (12), na Reitoria da Uern.
A secretária adjunta da saúde do Estado do Rio Grande do Norte, Profª. Maura Sobreira, participou da reunião. Ela foi recebida pela Reitora em exercício, Profª. Fátima Raquel Morais, e destacou o papel formador dos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Da reunião, saíram uma série de encaminhamentos para resolver a questão da preceptoria a curto, médio e longo prazo. A secretária destacou a possibilidade de ampliação de parcerias entre a Secretaria e a Universidade.
“A Uern tem um papel fundamental na formação de profissionais comprometidos e implicados especialmente no SUS, já que estamos falando em profissionais da saúde. Nó temos um convênio firmado com a Universidade, e conversamos sobre a possibilidade de ampliação desse convênio e de parcerias para que a formação desses estudantes seja cada vez mais implicada com os serviços de saúde e as ofertas que a gente tem na região”, afirmou a profª. Maura Sobreira.
A reunião contou também com a participação de representantes dos estudantes de Medicina. Dallianny Gonçalves é uma das representantes, e avaliou positivamente a reunião. “Vejo que estamos tendo avanços. Na próxima segunda-feira (16) iremos retornar às atividades do internato. A expectativa é de que as coisas comecem a se organizar e a gente consiga dar continuidade ao internato”.
A chefe de Departamento de Ciências Biomédicas, Profª. Patrícia Jovelina também participou da reunião e destacou a importância do diálogo da Reitoria e da Secretaria de Saúde Pública junto à direção dos hospitais. “O diálogo é o caminho. Nós expomos os problemas que estamos enfrentando à secretária, que foi bastante acolhedora e deu os encaminhamentos necessários e a mediação da secretaria junto aos hospitais foi imprescindível. O retorno dos estudantes no internato foi um passo muito importante, que se deu devido à intervenção da Reitoria e da Secretaria para esse retorno”.
Participaram da reunião o diretor do Hospital Rafael Fernandes, Leonardo Menezes; o diretor técnico do hospital, José Edson e a diretora do Hospital Maternidade Almeida Castro, Larizza Queiroz, além da subcoordenadora de capacitação da Sesap, Larissa Araújo.
Antes da reunião com o curso de Medicina, a secretária participou de reunião com representantes da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern). A pauta principal foi a parceria entre a Secretaria e a Fundação, especialmente no projeto em que a Uern irá atuar na implantação dos consórcios de saúde no interior do Estado. Representaram a Fundação os professores Demétrius Marques, Vinícius Claudino e Ellany Gurgel.
A reitora em exercício, Profª. Fátima Raquel, destacou a atuação da secretária na ampliação das parcerias entre a UERN e a Sesap. “A secretária esteve na Reitoria da Uern para discutir parcerias no que diz respeito à estruturação, a organização do Hospital da Mulher, que está retomando as obras; convênios para pesquisas relacionadas aos consórcios interfederativos, entre outras demandas. Além disso, tem nos ajudado de forma significativa nos nossos estágios e nos nossos campos de prática, especialmente para os cursos na área da saúde, o que faz com que a gente consiga potencializar o nosso processo de ensino aprendizagem e ampliar os nossos campos de prática”.