A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniu, na tarde desta terça-feira (9), com representantes dos docentes e técnicos administrativos da Instituição.
Na pauta, a votação da autonomia financeira da Uern pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a apresentação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos dois segmentos de servidores.
“Temos convicção de que, se não estivéssemos discutindo a aprovação da autonomia financeira, não estaríamos, de forma alguma, conseguindo falar sobre os planos”, resumiu a professora Cicília Maia, reitora da Uern, tratando do ponto de convergência unânime entre os presentes.
A expectativa é que o projeto da autonomia financeira da Universidade seja votado no Parlamento potiguar ainda em 2021. Em seguida, superada esta etapa, inicia-se logo em seguida o trabalho de apresentação e votação dos planos.
Para o professor Neto Vale, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), a reunião marcou um momento importante, “porque a gente mantém esse diálogo com a Reitoria em torno da nossa autonomia e em torno dos nossos planos. Então, foi uma reunião positiva”.
Vale disse aguardar que o Governo do Estado envie o projeto ao Legislativo o mais rápido possível. “Enquanto isso, vamos trabalhando os nossos planos internamente, para que, quando sancionada a autonomia, eles possam ir juntos para a Assembleia”, completou.
A Aduern elogiou o tratamento democrático do assunto por parte da gestão universitária, com a promoção de amplo diálogo com as categorias.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern), Elineudo Melo, “hoje o ponto principal nosso é a autonomia financeira, porque, ela sendo aprovada, o passo seguinte é que os planos entrem em ação”.
Ao final, foram deliberados encaminhamentos para que as propostas sejam concretizadas tão logo quanto seja possível.